7 pilares de uma Estratégia de Marketing Digital de sucesso

Quem busca alcançar o sucesso de um negócio, seja ele online ou físico, já deve ter percebido a importância do marketing digital.

Contudo, ele não é um assunto tão simples. Se você pesquisar no Google, por exemplo, você irá se deparar com mais de 2 bilhões de resultados sobre o termo. 

Mas apesar de sua complexidade, é possível alcançar o sucesso com uma estratégia online que você mesmo pode começar a construir agora! 

Um plano de marketing digital é composto de diversas estratégias que se complementam. E é sobre elas que nós vamos lhe explicar neste artigo. 

Portanto, acompanhe a leitura e aprenda sobre os 7 pilares de uma estratégia de marketing digital.

 

Social Media

social media

As redes sociais são um dos melhores meios de que as empresas utilizam para se conectar com uma grande audiência de potenciais clientes. 

Exatamente por isso que uma estratégia de Social Media é um dos pilares fundamentais do marketing digital. 

Facebook, Instagram, Twitter são algumas das redes mais utilizadas que você pode começar a desbravar com facilidade. Contudo, existem pequenos aspectos e detalhes dessas plataformas que podem fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing digital. 

 

Confira abaixo alguns de nossos artigos especiais sobre o assunto:

 

Redes Sociais e a presença online de sua marca: onde sua empresa deve estar? 

 

O Instagram no Marketing Digital: conheça as oportunidades para sua marca.

 

Alcance do Facebook em queda: Saiba como superar o algoritmo!

 

SEO

seo

Popularmente conhecido entre os profissionais de marketing digital como SEO (Search Engine Optimization), a otimização para mecanismos de busca é uma das estratégias mais complexas e importantes no marketing digital.

Por meio dela que o seu site acaba sendo encontrada por usuários que pesquisam através de buscadores, como Google e Bing, por exemplo.

Contudo, para conquistar esse tráfego concorrido e alcançar as posições mais valiosas da rede de pesquisa, é preciso muito esforço e conhecimento, através da otimização do site até a qualidade da escrita e das palavras-chave utilizadas.

 

Confira alguns de nossos artigos sobre SEO abaixo:

 

SEO para iniciantes: como o Google funciona? 

 

O Google e o SEO: o gigante que nunca dorme.

 

Dicas básicas de SEO para E-commerce.

 

Site Otimizado

site-otmizado

Como dito no tópico acima, um dos principais pontos de uma estratégia de SEO é o site: ele precisa estar no mesmo nível ou, de preferência, acima dos sites da sua concorrência. Por quê?

Porque o Google quer. Simples assim.

Para que o seu site seja encontrado na rede de pesquisa, ele precisa conter alguns detalhes importantes que o Google avalia, como rápida velocidade de carregamento e design responsivo.

 

Saiba mais sobre o assunto em nossos artigos especiais:

 

A importância de um site Mobile ou Responsivo para o SEO

 

Como melhorar o Layout do site? As melhores práticas de WebDesign!

 

Marketing de Conteúdo

marketing-de-conteúdo

Como falamos no tópico de SEO, além de um site otimizado, o seu conteúdo precisa ser de qualidade. E aqui entra mais um dos pilares fundamentais do marketing digital, o marketing de conteúdo.

Além de atrair novos clientes para o seu negócio, o conteúdo proporciona maior engajamento e autoridade para sua marca. 

Porém, é importante lembrar que o marketing de conteúdo não trata apenas de conteúdo escrito: por meio do conteúdo em vídeos é possível construir uma forte presença online em uma das redes que mais cresce atualmente, o Youtube.

 

Confira nossas matérias especiais sobre marketing de conteúdo:

 

Planejamento de Marketing: como iniciar a produção de conteúdo?

 

10 Ferramentas gratuitas para melhorar sua estratégia de conteúdo.

 

Tofu, Mofu e Bofu: entenda o funil e produza conteúdo.

 

Anúncios Patrocinados

anúncios-patrocinados

Todas estratégias que falamos até agora exigem um alto grau de esforço e os resultados podem demorar certo tempo para surgir.

Por isso, os anúncios patrocinados são uma ótima ferramenta para você alcançar resultados mais rápidos com um investimento relativamente baixo.

Links Patrocinados: tudo que você precisa saber para iniciar.

 

As principais ferramentas de uma estratégia de anúncios patrocinados são duas:

Facebook Ads

Os anúncios patrocinados do Facebook são excelentes para construir uma grande base de seguidores na rede social mais utilizada no mundo.

Você tem dezenas de opções para focar seus anúncios e pode segmentar o público desejado de diversas maneiras para que você atinja somente os potenciais clientes do seu negócio.

Facebook Ads na prática: como criar anúncios?

 

Google Ads

Hoje em dia, quando um consumidor precisa de alguma coisa, o primeiro lugar onde eles costumam ir pesquisar é o Google. Eles digitam o nome do produto que procuram e os resultados já aparecem na hora. 

Por isso, o Google ads é uma das melhores ferramentas para atrair clientes que já estão em um processo de compra mais avançado e procuram o produto para realizar a compra. 

8 Hacks para Otimizar sua campanha de Google Ads

 

E-mail Marketing

e-mail-marketing

Todos usamos e-mail, não é verdade?

Exatamente por isso que o E-mail marketing é umas das estratégias de marketing digital mais sólidas e que perduram desde o seu início. 

Portanto, se ouvir que e-mail marketing não funciona mais, não acredite, ele pode sim ser muito efetivo para o seu negócio, tanto para manter o engajamento com seu cliente como para aumentar suas vendas. Mas para isso é preciso esforço para construir sua base de leads.

 

Confira nossos artigos especiais sobre E-mail marketing:

 

E-mail Marketing para E-commerce: 3 dicas para começar.

 

Checklist de E-mail Marketing: 5 passo essenciais antes de enviar uma campanha.

 

A importância da geração de leads no E-commerce.

 

Análise de resultados

análise-de-resultados

Um dos melhores benefícios do marketing digital é o seu poder de mensuração. 

Por meio de ferramentas como o Google Analytics, Google Search Console, SEM Rush e RD Station, por exemplo, você pode analisar todas as suas ações de marketing na internet e ver se elas estão sendo efetivas como você esperava. 

E aqui entra um dos pontos mais importantes do marketing digital: as métricas e KPIs. Estes representam os resultados de suas atividades nos diversos tópicos que citamos acima. Por meio deles que será possível analisar o desempenho e otimizar sua estratégia de marketing digital em busca de melhores resultados. 

 

Confira alguns de nossos artigos especiais sobre o assunto:

 

Análise de Resultados: O que analisar em um relatório de marketing digital?

 

Google Analytics: Fontes de Tráfego e importantes métricas para uma análise básica.

 

Como avaliar os resultados do seu blog?

 

Então, o que achou do nosso artigo?

Antes de terminarmos, uma última dica: Mantenha-se sempre atualizado! 

O marketing digital é uma das estratégias de comunicação mais dinâmicas e que está sempre se atualizando. Por isso é preciso buscar o conhecimento constantemente para não acabar ficando para trás.

 

Portanto, não deixe de curtir a AstrusWeb nas redes sociais para ficar por dentro de nossos conteúdos feitos especialmente para você. E se precisar de uma ajuda, não deixe de entrar em contato conosco para conversarmos.

Voltar