E-mail marketing ainda funciona?

Muito se tem questionado sobre a relevância do e-mail marketing na atualidade: comparada às novas opções de canais de comunicação, o e-mail pode parecer uma ferramenta arcaica, devido à sua simplicidade.

Mas então, o e-mail marketing não funciona mais? Mentira!

O e-mail marketing ainda é uma excelente forma de relacionamento com seus clientes e leads e que continua em crescimento: segundo análise realizada pelo The Radicati Group, até 2020, 3 Bilhões de pessoas no mundo utilizarão e-mail.

O problema é que muitos ainda não veem essa vantagem por não conhecerem todo o potencial que esse meio de comunicação apresenta.

Mas agora você vai conhecer! Portanto siga lendo e veja por que o e-mail marketing ainda funciona!

Por que o E-mail continua sendo relevante?

Para quase tudo o que fazemos na internet nós precisamos de e-mail: seja para conectar-se ao Facebook, realizar uma compra em um e-commerce, criar uma conta no Netflix ou até mesmo para baixar um Ebook sobre e-mail marketing gratuitamente.

Sendo assim, o e-mail não irá a lugar algum, pois ele é e sempre foi uma das formas de relacionamento mais sólidas e eficazes desde o surgimento da internet.

A seguir nós vamos abordar dois tópicos que te darão um incentivo para continuar investindo nas suas ações de e-mail marketing:

Alto retorno sobre investimento

Em comparação aos outros meios de vendas na internet, o e-mail marketing apresenta um ROI muito superior. Veja os dados apresentados pelo site E-mail Monks:
gráfico-de-análise-de-canais-de-marketing

Esses resultados ocorrem por duas razões:

Primeiro é que o e-mail consegue criar uma abordagem muito mais próxima e pessoal com o cliente: ao enviar um e-mail ao consumidor, é como se fosse uma versão moderna do antigo vendedor de porta em porta , que conseguia desenvolver um relacionamento muito mais próximo ao cliente e tendo muito mais sucesso nas vendas.

Segundo motivo é que o e-mail marketing é uma estratégia muito barata, principalmente em comparação aos investimentos necessários com anúncios pagos ou em redes sociais. Tudo que você precisa é de uma plataforma de e-mail marketing eficaz para começar a comunicação com seus leads; sem falar na automatização das campanhas que podem facilitar muito a vida de quem trabalha com as outras ações de marketing da empresa.

Fortalecimento do relacionamento com o cliente

Redes sociais podem ser um excelente meio de se conectar com o público, mas ainda não possuem o mesmo nível de “intimidade” de transmitir sua mensagem diretamente na caixa de entrada de e-mail do seu cliente.

Além disso, redes sociais, como o Facebook, vem diminuindo drasticamente a veiculação dos conteúdos orgânicos publicados por páginas comerciais, para dar mais espaço para seus anúncios pagos. Mas com o e-mail você não tem essa preocupação; sem falar que as possibilidades de segmentação e criação de fluxos de automação tornam o e-mail uma estratégia muito mais personalizada para tratar com o seu público.

Por essa razão, o e-mail marketing ainda é (e provavelmente continuará sendo) uma das melhores formas de relacionamento e comunicação no marketing digital. Mas como tirar o melhor proveito dele?

Como melhorar suas campanhas de e-mail marketing?

O e-mail marketing só funciona se você souber como fazê-lo funcionar. Por isso nós vamos lhe passar algumas dicas importantes para melhorar as suas campanhas e acreditar de vez que o e-mail marketing ainda funciona.

Envie e-mails para quem realmente quer receber

Um dos grandes problemas de não estar elevando o potencial do seu e-mail marketing pode ser por você estar enviando e-mail para as pessoas que não querem recebê-los.

Ao convidar pessoas para sua lista de e-mails (opt ins) através de landing pages ou pop-ups, muitos negócios tendem a ser agressivos e forçam consumidores a entrar em listas que não gostariam de participar.

O que você pode fazer para aproveitar o máximo desse leads e não perdê-los é realizar uma excelente segmentação dos contatos e levar apenas os conteúdos relevantes a cada um deles, aumentando assim a efetividade de suas campanhas de e-mail marketing.

Limpe suas listas de e-mail

Apesar da limpeza da lista de e-mail causar uma queda no número de seus leads, ela é necessária. Até porque não adianta ter uma base de leads gigantesca que não interage com seus e-mails enviados.

Mas o principal motivo de você olhar para isso são as taxas de engajamento de seus envios de e-mail. Por quê?

Pois a maioria dos servidores de e-mail, principalmente Gmail e Outlook, olham muito para a questão de abertura de e-mails, o que as leva a decidir se o e-mail cairá na caixa principal dos seus leads ou em caixas de promoções e leads ( o que você não vai querer que aconteça).

Evite imagens e vídeos no seu e-mail

Apesar de terem um apelo visual muito importante, o uso de vídeos e imagens no seu e-mail faz com que os servidores tenham uma grande chance de classificá-los como promoções, fazendo você perder o local ideal para estar no e-mail do seu lead: a caixa de entrada principal.

Evite utilizar imagens muito pesadas ou vídeos no corpo de seus e-mails.

Você até pode optar por um design menos estilizado nas imagens e adicionar links de vídeos no e-mail; mas mantenha-o simples: com um assunto persuasivo e a mensagem adequada você já conseguirá toda a atenção que você precisa do seu lead.

Agora que você viu como o e-mail marketing ainda é importante e pode ser uma ótima forma de relacionamento e vendas com seus clientes, que tal aproveitar para baixar nosso ebook completo com todas as dicas que você precisa para criar campanha de e-mail marketing de sucesso? É só clicar aqui.

Voltar