7 dicas para começar a produção de vídeos no seu negócio

Você já deve saber que o vídeo é a mídia do futuro, e que por isso é um material que está se tornando cada vez mais importante no momento de planejar sua estratégia de marketing; além de trazer muitos benefícios para o seu negócio.

 

Mas você sabe os motivos porque deve apostar nos vídeos?

Além de serem muito didáticos e atrativos, os vídeos facilitam a compreensão da mensagem e aumentam a qualidade da comunicação; são excelentes para aumentar o tempo de permanência do usuário em sua página;

E podem aumentar a velocidade do seu processo de vendas e deixar seus espectadores mais engajados com sua empresa.

 

Porém, você ainda se sente inseguro para utilizar essa mídia e divulgar sua empresa, seja por falta de conhecimento ou, simplesmente, por medo de fazer um trabalho ruim?

Gravar um vídeo pode até parecer assustador, mas na verdade é bem mais simples do que parece.

 

Por isso, para te ajudar, separamos algumas dicas, tanto para a produção como para os temas a serem abordados; para que você se aventure no mundo dos vídeos, crie um conteúdo bacana, mas que principalmente, tenha relevância para o seu público. Vamos lá?

 

01. Procure um local adequado para gravar seus vídeos

Além de facilitar no momento da gravação, vai evitar que você tenha problemas com áudio, iluminação, barulhos externos e tantos outros obstáculos.

É muito importante que você faça testes no local antes de começar a gravar o vídeo pra valer, para que possa corrigir todos os problemas que surgirem antecipadamente; evitando assim retrabalho.

 

02. Use equipamentos que você tem familiaridade

Com um smartphone você consegue produzir bons vídeos sem depender de equipamentos de alto custo para iniciar sua gravação.

Insistir em adquirir itens caros e complexos, só vai te fazer perder tempo e paciência.

Invista no que você já possui e conhece, e vá aperfeiçoando sua técnica aos poucos.

 

03. Trabalhe de maneira que a gravação dos vídeos possa ser mais rápida

Um boa prática nesse item, é montar um roteiro de produção, onde você vai especificar o que precisará para a gravação.

Prepare o local, tenha o roteiro em mãos e grave as tomadas de forma organizada.

 

04. Recicle vídeos antigos

Uma forma eficiente para produzir vídeos relevantes, mas que não demande tanto esforço, é por meio da reutilização de materiais que você já possui.

Vídeos antigos que sua empresa já não utiliza mais, ou que estão desatualizados podem ser uma excelente saída para produzir materiais com mais facilidade, atualizando seus conteúdos, deixando-os novos e super interessantes para entregar ao seu público.

Imagine que você tenha um vídeo de 40 minutos sobre marketing digital. Com alguns ajustes de roteiro, você pode separar esse conteúdo em vídeos menores, de 2 minutos, por exemplo. Feito isso, é só divulgar aos poucos para o seu público! Você terá um conteúdo relevante, fácil de ser consumido e o trabalho de produção será mínimo.

 

Formatos de Conteúdo: Conheça todas suas oportunidades

 

05. Transforme conteúdos escritos em vídeos

Outra maneira de facilitar a produção de vídeos é transformando artigos e outros textos em materiais audiovisuais.

Se você já possui um bom conteúdo escrito, pode adaptá-lo, deixando-o mais atrativo, descontraído e didático para a gravação.

Esse material pode ser produzido a partir de artigos de blog, documentos educacionais da sua empresa, livros de referência em um assunto, entre outros.

Você pode fazer uma apresentação narrada, utilizar imagens, esquemas, ou o que achar mais conveniente e simples para compor seu vídeo.

 

06. Produza vídeos a partir de dúvidas e comentários do seu público

Se você já trabalha com conteúdos ou tem alguma presença nas redes sociais, com certeza já recebeu dúvidas, opiniões e sugestões de seus clientes e seguidores. Um ótimo exemplo para esse modelo de material, é fazer um compilado das melhores perguntas e criar um conteúdo com o intuito de solucioná-las.

Além de todos os benefícios já citados, esse material confere ainda mais aproximação com o público, autoridade, confiabilidade e eficiência em comunicação.

 

07. Prepare conteúdos de “como fazer”

Tutoriais e vídeos de “faça você mesmo” estão cada vez mais populares na internet, e apostar nessa temática é certeza de sucesso.

Ou seja, com esse tipo de vídeo você pode ter excelentes resultados com um esforço relativamente baixo.

Isso, porque esses conteúdos, dão um pouco mais de trabalho nos quesitos gravação e edição, mas podem ter um resultado muito bom sem precisar de estrutura profissional.

 

10 Ferramentas Gratuitas para aprimorar sua estratégia de Conteúdo

 

A partir dessas dicas, você já pode produzir vídeos que irão agregar valor para seu público com um esforço relativamente baixo e pouco investimento em relação a equipamentos e estrutura.

Porém, é muito importante lembrar que é necessário investir na organização do conteúdo e nunca produzir materiais de forma aleatória.

 

Antes de produzir ou reaproveitar qualquer conteúdo, você deve se questionar de que forma ele se encaixará na sua estratégia de marketing e quais resultados você espera obter.

 

Viu como produzir vídeos não dá tanto trabalho quanto parece?

 

Tenha assuntos e abordagens pré-definidas, analise seus conteúdos e estude suas possibilidades de adaptação. Assim ficará muito mais fácil ter materiais de qualidade em sua estratégia.

Baixe nosso E-book Grátis sobre o Inbound Marketing e aprenda como utilizar essa metodologia e conquistar clientes através de seus conteúdos.

Voltar