O Google e o SEO: o gigante que nunca dorme

Eu quero estar na primeira posição da primeira página do Google. Sonho ou objetivo, esta é uma afirmação constante entre nossos clientes. Iniciando pela organização on page, vamos entender como trabalha o mecanismo do Google, o gigante que nunca dorme.

O seu website está no ar. Conteúdo publicado, textos revisados e imagens editadas à espera das visitas. Elas não chegam. Sua loja está de portas abertas e ninguém está sequer olhando as vitrines. Então, vem a pergunta: como as pessoas irão me encontrar?

Além da pesquisa paga, eis a importância do SEO, o Search Engine Optimization para os não íntimos, o qual, através da otimização de diversos fatores em seu website, indica ao Google (pesquisa orgânica) sobre o que você está falando.

Como assim? Desmembrando o SEO.

Vamos a um exemplo simples: pesquise pela palavra “celular android” no Google. O nosso gigante das buscas encontrou em 0,31 segundos 72.100.000 resultados. Em uma corrida a cruzar a linha de chegada, você precisa ultrapassar 72.099.999 concorrentes para vislumbrar a primeira posição no podium.

Em um ambiente online repleto de informação, você precisa utilizar-se desta para, sabiamente, indicar ao Google sobre a qualidade e autenticidade do seu conteúdo, ou seja, explique para ele: sobre o que o meu site, página de produto ou blog está falando? Escolha as palavras-chave e seja bem-vindo ao SEO on Page.

O SEO on Page

Então, vamos falar da otimização da sua página. Siga nossas dicas e, através do código, conteúdo e estrutura de seu site, trace pistas ao Google sem esquecer, claro, da navegabilidade dos usuários. Os requisitos básicos:

  • A URL: Em resumo, páginas que possuem a palavra-chave principal já na URL possuem vantagem competitiva. Evitando caracteres especiais (como “ç”, por exemplo), você possui um limite de até 76 caracteres para deixá-la amigável ao Google, o que significa, além do tamanho, o indicativo ao usuário sobre o que a página está falando.
  • A meta title, ou seja, o título da página: Este é o primeiro elemento visualizado pelos usuários ao encontrarem sua página nas buscas. Ele apresenta o título da SERP (search engine results page ou página de resultados, em português), além de indicar em seu site sobre o conteúdo indicativo de: onde eu estou? Lembre-se que o tamanho de título ideal deve ter até 63 caracteres e que a palavra-chave quando utilizada à esquerda da frase, possui maior relevância.
  • A meta description: A Meta Description não influencia no resultado dos rankings, mas ainda pode ser valiosa para melhorar a taxa de cliques de usuários a partir da página de resultados do Google. Fornecendo um contexto para os visitantes sobre o tema da página, ela deve possuir, no máximo, 156 caracteres.
  • Heading tags: as headings tags estabelecem as prioridades de conteúdo na página. Elas são classificadas entre <H1> e <H6>, considerando que o <H1> torna-se o ponto principal da mesma. No caso desta publicação, o <H1> é o título da nossa postagem e o <H2> os subtítulos utilizados. Lembre-se que só é possível e recomendado utilizar apenas um <H1> por página.
  • Atributo alt nas imagens: Não, o Google não enxerga imagens. Por isso, para deixar o conteúdo atrativo a seus usuários e, ao mesmo tempo, indicar ao mecanismo sobre o que você está falando, sua imagem deve possuir um nome, a palavra-chave principal como descrição. Este nome é descrito no atributo alt da imagem.

Algumas dicas: o conteúdo é rei. Valorize textos bem escritos e o contexto de conhecimento de quem irá ler o que você escreveu. Para o Google, por exemplo, o ideal é possuir conteúdos de, no mínimo, 300 caracteres e 50 palavras, além de utilizar de três a cinco vezes a palavra-chave principal no conteúdo da página, evidenciando-a em negrito ou itálico, por exemplo. Nada de exageros.

Além destas questões, há fatores externos ao seu site que influenciam na relevância e reputação do seu endereço web. Em breve voltaremos a falar sobre o nosso queridinho das buscas enquanto você otimiza o seu site para alcançar a primeira página e ficar entre as 10 primeiras almejadas posições.

Ah, lembre-se: infelizmente, a linha de chegada não garante o prêmio permanente, pois, na realidade, o conteúdo é o gigante que não deixa o Google dormir.

Voltar