Métricas e KPIs: entenda a diferença

Para relatar os resultados de uma ação, principalmente no Marketing Digital, precisamos ter referências para que possamos avaliar nosso desempenho, buscando sempre um melhor retorno sobre nossas ações para abranger da melhor forma uma futura estratégia.

São necessários indicadores matemáticos e estatísticos que consigam explicar melhor esse resultado. Eles facilitam na compreensão dos resultados atingidos, o retorno que sua campanha está tendo e um caminho para o próximo passo.

O trabalho de avaliação de desempenho e resultados se dá a partir da interpretação das Métricas e KPIs. Conceitos essenciais para um melhor desenvolvimento e retorno sobre a ação, assim como para planejamento de futuros projetos a serem mais efetivos.

Métricas e KPIs são essenciais para se ter controle sobre o resultado, porém deve-se saber utilizá-las de forma correta para que sejam efetivas e estejam alinhadas com a estratégia.

O que são métricas?

Delimita-se Métrica o indicador de determinado comportamento do usuário em relação ao nosso site, como por exemplo: visitas do site, visitantes únicos e taxa de rejeição. São importantes para manter um melhor controle sobre seus usuários e ordenar os próximos passos para atender as suas demandas, visando quais informações são indispensáveis para uma melhor análise do seu negócio.

Em síntese, são medidas que servem de base para a constituição de um indicador, associadas ao comportamento do usuário.

Assim, a métrica representa uma informação, um sistema de mensuração que quantifica uma tendência, uma dinâmica ou uma característica com finalidade de compartilhar descobertas e projetar os resultados futuros.

Mas, o que são os KPIs?

Já o KPI ou Key Performance Indicator – que significa Indicador Chave de Desempenho – é o indicador criado a partir das métricas. Vinculado ao desempenho do projeto, tem de mostrar de forma matemática o alcance de um determinado objetivo traçado para o negócio.

Com foco nas estratégias e objetivos da empresa, eles refletem, além do comportamento do site, o desempenho de um projeto de comunicação e Marketing Digital. São exemplos de KPIs: Taxa de conversão e ticket médio.

A partir das informações adquiridas, o KPI apresenta-se como soluções matemáticas concretas, informações que podem vir a colaborar com o alcance dos objetivos da organização.

 

Portanto, Métricas são informações, enquanto KPIs são resultados. Para obter bons resultados é importante ficar atento para não confundir esses dois conceitos, justamente para ter uma visão do que está acontecendo tanto no site e no seu impacto nos resultados alcançados.

Quando interpretados de forma errada, esses indicadores podem levar a conclusões erradas e ao comprometimento operacional da estratégia. Independente da área de atuação, a análise correta desses dois fatores pode resultar em resultado favorável e definição de novas ações concretas.

Voltar