RD SUMMIT 2017 – Inovações e Tendências no Digital para 2018

O que falar desse super evento que é o RD Summit 2017 da Resultados Digitais?? Muuuuita coisa boa!! Não bastaria somente um texto de blog para descrever a energia e a sinergia que ocorre no maior evento de Marketing da América Latina.

Definitivamente, mergulhamos em um universo de conhecimento, inovação e tendências nesse meio que cresce anos luz a cada segundo: o Digital.

E em meio a vários palestrantes, pessoas referências, tivemos acesso a informações, conteúdos e conceitos únicos, acompanhar cases e a vivência de que muitas “dores” no Marketing Digital existem, e são compartilhadas em vários segmentos.

Eis aqui a questão da nossa existência, consultores e analistas de Marketing: de criar insights, descobrir o novo, aplicar, compartilhar e gerar resultados.

E em meio a tantas palestras ótimas tivemos que optar por algumas específicas para dividir com vocês, então vamos falar um pouco do que será tendência para o próximo ano de 2018.

Dentre as novidades, conforme Edney Souza, da Interney  é tão referência em tendências digitais que tem até internet no apelido, estão:

 

Chatbots

Segundo Interney, a partir de 2018, 65% das empresas vão investir mais em chatbots, por isso se você ainda não aplicou esta ferramenta em suas redes, está na hora de começar a repensar para não ficar para trás.

Atualmente há muita facilidade para a implantação desta ferramenta até mesmo de forma gratuita, e dentre alguns benefícios mais destacados do porquê as pessoas preferem o atendimento dos chatbots são:

  • Robô não tem fila de espera no atendimento online;
  • Robô é sempre educado;
  • Vai direto para os objetivos específicos do usuário.

 

Inteligência Artificial

Aqui estamos falando de outra questão que será cada vez mais mencionada e aplicada. Você já se perguntou como algumas empresas e o próprio Google encontram tão fácil algumas informações suas e de outras pessoas, locais e empresas?

A Inteligência Artificial, segundo Avinash Kaushik, palestrante do RD Summit 2017 e uma das maiores referências que existem em Web Analytics e Marketing Digital, foi demonstrar que há diversas informações no meio virtual. Por exemplo, o Facebook e o Google conhecem tudo de várias pessoas, em tempo real, as quais nem saberíamos sem o uso da IA.

Basicamente, a IA,  é fazer com que os computadores pensem como os seres humanos ou que sejam tão e até mais inteligentes que o homem.

Em alguns casos, o sistema inteligente funciona com uma lógica simples – se a pergunta for x, a resposta é y. E em outros casos, pode se programar para agir com uma linguagem mais natural e humana.

Avinash, ainda detalhou a ferramenta “Machine Learning”, habilidade da máquina ou sistema de aprender sem necessidade de programação; e de “Deep Learning”, que envolve redes neurais mais profundas para o aprendizado.

Algumas ferramentas que já utilizam a Inteligência Artificial e usamos no Marketing Digital, são: o Google Analytics, na parte de análises e insights relevantes nas informações e o Google Adwords em seus anúncios.

 

Realidade Virtual

Uma das principais utilidades da realidade virtual é auxiliar na decisão de compra, pois a tecnologia permite visualizar melhor um produto ou serviço.

Essa realidade virtual está com crescimento de 58%, e já ocorre, por exemplo, em imobiliárias que criam esta tecnologia para as pessoas acessarem apartamentos  e verem o seu interior remotamente antes de alugar. Médicos que podem estudar anatomia em corpos virtuais, é possível, por exemplo, simular como uma piscina vai ficar no quintal da sua casa antes mesmo de construí-la de fato.

 

Influenciadores

Procurar influenciadores para o segmento da sua empresa deve ser algo que tenha a ver com o seu público/ persona e que tenha audiência, pontos destacados pela Camilo Coutinho (Como criar e otimizar vídeos), e Ana Tex (Estratégias para empresas venderem mais).

 

E como mencionado no início deste texto, foram diversas dicas, e assuntos que nos marcaram como o de Lincoln Murphy, especialista em Customer Success que alertou o quanto é preciso que os novos e antigos empreendedores estejam preparados para esta onda Digital que está tomando conta.

É necessário que se cumpra  o que sua empresa promete, (e o que quase todas as empresas prometem) é possibilitar que seu cliente se torne uma versão melhor dele mesmo, de acordo com aquilo que sua empresa oferece.


“Porém, não se esqueça de que, se sua empresa passar muito tempo sem cumprir essa promessa simplesmente deixará de existir – pois seus clientes abandonarão você. Ou seja, você precisa utilizar bem seu poder.”(Lincoln Murphy).

 

Voltar