SEO para Instagram: Aumente o alcance do seu perfil!

O Instagram está voando! A rede social, que já conta mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo e já está batendo de frente com o Facebook.

Por isso é impossível negar que o Instagram é uma das estratégias de marketing digital mais importantes do momento. Tem muitos usuários esperando para ver grande conteúdo, que pode ser o seu!

Mas como conquistar um grande alcance de usuários no Instagram?

A resposta pode ser investir em anúncios patrocinados; mas, para aqueles que preferem não abrir a carteira, nós temos uma solução inesperada: SEO.

Sim! SEO para Instagram é possível. Mas não com as técnicas tradicionais utilizadas em post blogs e websites.

Siga lendo o artigo e veja como alcançar mais engajamento e seguidores fazendo SEO para Instagram!

 

1. Otimize o seu perfil

Gerar tráfego para sua conta do Instagram não é suficiente para o engajamento de sua estratégia se você não fizer com que os usuários se interessem pela sua página.

Portanto, o primeiro passo para aumentar o alcance do seu Instagram é otimizar o seu perfil.

 

Alguns truques para você otimizar seu perfil: 

  • Torne seu perfil público;
  • Crie um nome para o perfil simples e reconhecível (ex: @lojadocelular)
  • Registre-se para uma conta de negócios do Instagram
  • Inclua um link rastreável na sua bio

 

Podem parecer dicas simples, mas é importante cobrir todas elas antes de entrarmos na parte técnica do SEO para Instagram.

 

2. Inclua a sua principal palavra-chave no nome do seu perfil

Apesar de nem sempre ser fácil encontrar uma única palavra para definir um negócio, é preciso definir a que mais se adeque com o seu.

Isso porque os algoritmos de busca do Instagram tendem a valorizar páginas que tenham em seu nome de perfil as palavras pesquisadas através de hashtags.

 

hashtags relógios instagram

 

 

Como você pode ver, nos principais resultados na busca pela hashtag Relógios, as contas que se destacam tem a palavra “Relógio” no nome de perfil e até mesmo na breve descrição.

Para encontrar a palavra que melhor define seu negócio, pense como o consumidor buscaria no Instagram por uma empresa como a sua? 

Para lhe ajudar a definir as melhores palavras-chave, confira também o nosso conteúdo com 10 ferramentas de marketing de conteúdo gratuitas.

 

3. Utilize suas palavras-chave secundárias na bio

Agora que você tirou o melhor proveito da sua principal palavra-chave, é hora de aproveitarmos as demais. E a Bio, resumo onde você insere as principais informações do seu negócio, é um ótimo local para você fazer isso.

 

Note que as suas palavras-chave secundárias são aquelas que circundam a sua palavra principal. Por exemplo: se a sua palavra-chave principal é “Padaria”, suas palavras secundárias poderiam ser “pães”, “tortas”, “pizzas”, “café” e assim por diante.

 

 

bio instagram texto

 

Dessa maneira, você garante um maior alcance da sua página, pois, por mais que o usuário não tenha buscado diretamente pela sua palavra-chave, as palavras secundárias podem fazê-lo ver o potencial do seu perfil para um futuro engajamento.

 

Instagram: Conheça as novidades de compra no stories e no shopping

 

4. Combine a imagem com a descrição

Com seu perfil otimizado, agora é hora de olhar para as suas publicações, principalmente suas imagens.

As imagens são a base de sucesso para o Instagram e podem fazer muito mais do que apenas captar a atenção dos usuários.

Para o mecanismo de busca do Instagram, uma imagem precisa ter o máximo de qualidade possível, além de ser relevante e esteticamente chamativa aos usuários (Dica: imagens com rostos de pessoas são muito relevantes para os algoritmos). 

Se for publicar vídeos é a mesma coisa, tanto a resolução como o som devem estar perfeitos para garantirem o máximo de alcance de público.

Além das imagens, o seu texto de descrição também tem um papel importante para o aumento do alcance do seu Instagram. Ele deve estar alinhado com o que a imagem “descreve” e complementar com as demais informações relevantes, principalmente nas hashtags.

 

5. Trate suas Hashtags como Palavras-chave

Apesar de muitas vezes serem negligenciadas, as hashtags tem um grande poder de aumentar o alcance de suas postagens. E para que isso aconteça, é preciso focar em dois aspectos: variedade e relevância.

 

instagram astrus web hashtags cao

 

Como podemos ver na imagem acima, não foram necessárias dezenas de hashtags para trazer engajamento e alcance na publicação. O que foi preciso foi uma boa definição de hashtags, mesclando palavras-chave variadas que estejam relacionadas, de alguma maneira, com a proposta do perfil da empresa.

 

Instagram no Marketing Digital: Conheça as oportunidades para sua marca.

 

6. Tire vantagem do recurso Alt text do Instagram

O Alt Text do Instagram é um recurso novo que permite que você escreva descrições “dentro” de suas imagens.

Para os usuários, essa descrição não fica visível e, portanto, não tem importância; porém, quando falamos de SEO para Instagram esse é um recurso vital para tirar vantagem sobre os demais administradores de perfis que desconhecem esse recurso.

 

Para acessar a opção Alt Text inicie uma nova postagem e desça até o final da página, na opção “Configurações avançadas”. 

 

configurações publicação instagram

 

 

Em seguida, vá até o tópico Acessibilidade e clique em “Escrever texto alternativo”.

 

configurações publicação alt text

 

Agora basta você descrever em palavras a imagem que será postada, assim a publicação passa a ser vista com bons olhos pelos algoritmos do Instagram e você tem maiores chances de ranquear o seu conteúdo entre os primeiros.

 

 

configurações publicação alt text

 

7. Use uma localização específica nas suas postagens

Segundo o Sproutsocial, postagens com tag de localização tem um engajamento 79% maior.

Isso ocorre porque muitos usuários costumam pesquisar por localizações específicas no Instagram. 

Junto com as hashtags, esse recurso se torna um dos mais importantes para aumentar o alcance da sua páginas para novos usuários.

 

 

publicar com localização instagram

 

8. Poste na hora certa

Timing é tudo! Principalmente no Instagram.

Para garantir o maior alcance nas suas publicações, é preciso saber a melhor hora de fazer suas postagens. 

No momento em que você lança uma nova publicação, os algoritmos do Instagram começam a avaliar a sua postagem: se ela tiver um alto engajamento inicial, a sua publicação será “puxada para o alto” do feed dos usuários. E por isso que escolher a hora certa de postar é tão importante.

 

Se você pesquisar no Google agora mesmo, “melhor hora de publicar no instagram”, você verá centenas de artigos falando sobre o assunto. Apesar de serem informações eficientes, o melhor mesmo é que você colete dados de seus próprios seguidores.

 

dados instagram hora

 

Como podemos ver na imagem, o próprio Instagram fornece a  informação dos horários com o número de usuários ativos, recurso disponível para quem tem uma conta de negócios na rede social. 

Com essa valiosa informação, você pode decidir a melhor hora e o melhor dia para programar suas publicações. 

 

9. Evite ações inapropriadas de SEO para Instagram

Quando falamos de SEO, um termo muito comum que se utiliza é o Black Hat, que são técnicas de má índole com o intuito de tentar melhor se posicionar nos resultados de busca do Google.

No Instagram não é diferente, portanto, é preciso ter cuidado para evitar cometer esses deslizes que podem acabar prejudicando a sua conta.

 

Técnicas inapropriadas para evitar:

  • Não copie conteúdo de outros
  • Não use bots
  • Não insira hashtags irrelevantes para o seu negócio
  • Não siga muitas contas rápido demais
  • Não compre seguidores

 

10. Analise todas suas ações

Analisar resultados é um dos pilares do marketing digital; e no Instagram não seria diferente. 

Para garantir que as suas postagens estão, de fato, tendo um melhor alcance com as dicas que falamos acima, você precisa analisar constantemente suas ações e buscar entender quais delas tiveram um melhor engajamento com os usuários, para tentar “copiar a ideia” para as ações futuras.

 

Apesar de existirem excelentes ferramentas para analisar suas ações de social media, como o Hootsuite e SemRush, o próprio Instagram oferece excelentes maneiras de mensurar e analisar suas postagens.

 

informações instagram  

 

Como você pode ver na imagem acima, é possível mensurar diversas informações relevantes, como o número de curtidas, de visitantes, cliques para o site e o alcance de cada postagem. Assim, você pode avaliar melhor se as técnicas de SEO para Instagram que discutimos acima realmente funcionam na sua estratégia de social media. 

 

Então, o que achou do nosso artigo? Preparado para começar a aprimorar a sua estratégia no Instagram?

Mas calma que o conhecimento não acaba por aqui. Leia também o nosso texto com 7 dicas de Marketing para o seu Instagram.

 
 

Curta a página da Astrusweb no Facebook e no Instagram e fique por dentro de nossos conteúdos novos toda semana.

Voltar