Produção de conteúdo para e-commerce: por que fazer e como se organizar?

Você já imaginou uma professora de português chegar para dar aula e não saber explicar os “porquês” da língua portuguesa? É frustrante, não é? O mesmo acontece quando um site quer ser especialista em algum segmento mas não se esforça para tornar-se referência.

O começo dessa jornada requer esforço, paciência e estudo. As coisas demoram um pouco para se tornarem reais e de fato serem eficientes. Muitos desistem antes mesmo dos primeiros resultados, mas com você vai ser diferente, não vai? 

Por que produzir conteúdo?

A produção de conteúdo é o início, é a sua munição, a forma que você tem de entregar valor para os seus clientes. É a melhor maneira de você apostar em marketing digital. Ela gera links (via compartilhamentos e parceria com outros blogs) que são o princípio de qualquer trabalho com SEO (otimização de conteúdo para ferramentas de busca).

Em e-commerces, inclusive, além de ajudar na indexação e de ser referência, ajuda na decisão de compra de quem está interessado em algum produto que você possui. Ao apostar em conteúdos na internet você vende informações de que aquele suposto produto existe, não vende o produto em si. Isso faz com que você inicie um relacionamento com quem visita sua loja online.

Mas fique esperto: produção de conteúdo é um tiro certeiro, mas de longo prazo, então, quanto antes sua empresa começar, mais cedo você vai conseguir resultados!

Um dos melhores benefícios da produção de conteúdo é tornar-se referência e autoridade em algum assunto. Esse fator é muito importante também para empresas B2B, pois assim elas conseguem gerar credibilidade.

Quer se tornar referência? Aposte em conteúdo próprio. Mostre ao Google e ao seu futuro cliente que você é especialista no assunto que ele procura.

Dicas para organizar a produção de conteúdo

  1. Tenha alguém responsável para fazer os posts;
  2. Monte um calendário de postagens para o seu blog;
  3. Reconheça a sua persona e identifique-se com o seu público;
  4. Defina uma frequência (consistência) de postagens – no mínimo uma vez por semana;
  5. Defina um assunto relevante para o seu mercado e realize pesquisa de palavras-chave antes de iniciar a produção;
  6. Tenha bons títulos nas postagens;
  7. Estabeleça formatos de postagens (ex.: no mínimo 1.000 caracteres);
  8. Escolha a tecnologia adequada para hospedar seu blog;
  9. Utilize o design a seu favor (o Google precisa ver o seu blog e o seu cliente também);
  10. Deixe claro para onde o leitor deve seguir após terminar cada texto.

Fique esperto mais uma vez: o Google sabe quando você copia conteúdos de outras empresas e utiliza em seu blog. Copiar conteúdos pode prejudicar sua credibilidade e relevância perante aos mecanismos de busca. A sua empresa quer ser autoridade no assunto; não delegar essa posição para outrem.

Porém, há uma forma de você publicar conteúdo de terceiros sem perder benefícios. Você pode mencionar o link desse conteúdo no meio da sua postagem ou, se o assunto for mesmo relevante, pode escrever um post falando sobre ele.

A importância da produção de conteúdo

Para finalizar, um exemplo de Seth Godin para ilustrar a importância da produção de conteúdo para a sua empresa. Se imagine como um professor de matemática que tem duas opções:

a) Interromper o agitado intervalo e palestrar 5 minutos para 1000 estudantes ou;
b) Conseguir trinta minutos ininterruptos de atenção dos 50 melhores alunos, todos eles precisando de um A na matéria para entrar em uma universidade.

Esta é a diferença entre anunciar em uma mídia convencional ou escolher um conteúdo relevante para o seu blog. Escolha a opção B, aposte em melhorias e busque a eficiência: seus resultados virão.

Voltar