Como definir um orçamento de marketing digital? Baixe nossa calculadora Grátis!

Aprenda agora como definir o orçamento de marketing digital da sua empresa!

O marketing digital é uma das melhores maneiras de alavancar o seu negócio. Mas, como diz o velho ditado, não existe almoço grátis! Para alcançar os resultados é preciso investir com uma estratégia online, o que gera custos para o seu negócio. 

É muito importante que você estabeleça um orçamento de marketing digital. Contudo, é preciso saber como fazê-lo, pois um orçamento muito limitado pode não gerar resultados para sua empresa, enquanto que um orçamento exagerado pode acabar comprometendo suas finanças. 

Siga nossas dicas a seguir e aprenda como definir seu orçamento de marketing digital!

 

Pense na sua receita anual

Esse é um dos pontos mais importante para ajudar na definição do seu orçamento. Quanto sua empresa faturou nos últimos anos?

Seja você ou o encarregado de seu setor financeiro, olhe para a balança dos últimos anos e tenha uma média de seu faturamento anual. Através disso você pode determinar uma estimativa para o ano atual e definir seu orçamento de marketing digital. 

Normalmente, para empresas pequenas que ainda não possuem grande referência no mercado, é comum que se aloque de 12% a 20% do faturamento anual em investimentos de marketing; já para empresas que já tem seu nome estabelecido no mercado, é comum que esse valor diminua, ficando entre 6% a 12% da receita.

 

Queda nas vendas? 7 dicas para acabar com o problema.

 

Analise suas ações passadas

Com as informações do primeiro tópico você já pode ter uma boa ideia de como seu orçamento pode ficar. Porém agora é hora de olhar para suas ações passadas e ver como elas se saíram na obtenção de novos clientes e leads para o seu negócio.

Para cada setor do mercado, existem certos pilares do marketing digital que funcionam melhor do que outros; porém isso às vezes nós só aprendemos com a experiência própria. Portanto, analise os resultados de suas ações de marketing que ficaram para trás e veja quais se adequam melhor com o aumento de resultados e com os obejtivo que sua empresa busca atualmente.

 

Defina seus objetivos

Os objetivos são o norte do seu negócio e guiam todas as ações da empresa, inclusive o seu orçamento de marketing digital.

Seja o seu objetivo aumentar as vendas, conquistar mais clientes ou aumentar o reconhecimento da marca; é preciso tê-lo em mente antes de colocar um número final no seu orçamento. Para cada tipo de objetivo, existem diferentes abordagens, ferramentas e estratégias de marketing digital indicadas as quais podem levar a diferentes números no que se refere ao tempo de retorno e aos custos envolvidos para o seu negócio.

 

7 Perguntas essenciais para guiar seu plano de Marketing Digital!

 

Como definir seu orçamento de marketing digital?

Agora que você entendeu os principais pontos para definir seu orçamento, vamos para a prática. BAIXE GRÁTIS NOSSA CALCULADORA DE ORÇAMENTO DE MARKETING DIGITAL e siga os próximos passos de como usá-la.

 

calculadora de orçamento de marketing digital

 

Na tabela você precisa informar alguns dados do seu negócio que são necessários para definir o percentual da receita que será destinado para o marketing digital.

No primeiro campo, você deve informar o número de funcionários do seu negócio para definir se é uma empresa de pequeno ou grande porte. Já no segundo campo, você precisa informar o público que você busca atingir, como mostra na imagem.

calculadora de orçamento de marketing digital

 

Na sequência, informe se o modelo do seu negócio é B2C (que vende para os consumidores em geral) ou B2B (que vende para outras empresas). 

Na imagem abaixo você pode ver em destaque o campo “Objetivo Principal”, com as 4 opções que você pode escolher: selecione a que mais se adequa com o objetivo atual do seu negócio.

calculadora de orçamento de marketing digital

 

Com todos os campos selecionados, a calculadora indicará o percentual da receita que você deve destinar para o marketing digital.

calculadora de orçamento de marketing digital

Logo abaixo você terá a divisão do orçamento de marketing digital que melhor se adequa com os dados que você informou acima.  Exemplo: se o seu objetivo for o aumento de vendas, você terá um percentual do orçamento destinado para os anúncios patrocinados; já se o seu objetivo principal for a geração de leads, você deve investir mais no marketing de conteúdo.

 

Esperamos que você possa aproveitar as nossas dicas e o material rico que fizemos especialmente para você. 

Se precisar de ajuda, não deixe de entrar em contato com a AstrusWeb e receber a solução digital ideal para o seu negócio.

 

 

Voltar