Investimento em mídias pagas: Google Adwords e palavras-chave

O Google é o gigante das buscas e possui 90% do share de mercado atualmente; isto não nos surpreende. Entre Bing, Yahoo e outros, o Google é o principal mecanismo de busca escolhido para as pesquisas dos usuários. Diariamente, são realizadas mais de 3,3 bilhões de buscas, enquanto que 100 bilhões de buscas no Google ocorrem mensalmente. Esses sim são números impressionantes.

Nos resultados de pesquisa, como usuário, você já deve ter percebido que o Google apresenta dois formatos de resultados: os orgânicos e os anúncios pagos. Além da tarja amarela sinalizando os anúncios pagos, há alguns meses, o mecanismo também passou a apresentar em suas pesquisas o custo da palavra-chave a qual você buscou.

Já conversamos aqui em nosso Blog sobre as SERPs orgânicas e SEO e hoje vamos nos aprofundar em como aparecer no Google pagando: você conhece como funciona o Google Adwords e sua relação com as palavras-chave?

Como funcionam os anúncios pagos do Google Adwords?

Para começar a anunciar no Google Adwords, você precisa criar uma conta (e definir sua opção de pagamento) em google.com/adwords. Neste site será possível gerenciar o seu pagamento, criar seus anúncios e monitorar os seus resultados com inteligência e facilidade.

A estrutura de uma conta no Google Adwords se assemelha a uma estante e seus livros. Primeiramente, criamos a conta (a estante) para, após, iniciarmos a organização da literatura. Após a criação da conta, organizaremos, respectivamente, nossas campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave.

Com o grande número de pesquisas e a oportunidade de anunciar, assim, o mapeamento de palavras-chave e facilidade de otimização das campanhas são o ponto principal para iniciar os investimentos. Como mecanismo de busca, o Google trabalha através das palavra-chave e devemos entender como elas ativam nossos anúncios para potencializarmos o investimento.

Vale lembrar que o Google recebe mais de 500 milhões de pesquisas inéditas por dia (é, termos que ninguém havia pesquisado antes) e sua empresa precisa ser encontrada. Como, então, organizar as palavras-chave?

As palavras-chave no Google Adwords

Em sua estrutura, os grupos de anúncio abraçam os anúncios e as palavras-chave que irão lhes ativar, ou seja: criei um anúncio sobre “geladeiras em aço inox” e preciso definir as palavras que ativarão estes anúncios na busca do usuário. Eles precisam estar diretamente relacionados para evitarmos cliques e custos desnecessários que prejudicarão o ROI (retorno sobre o investimento).

Como definir, assim, quais palavras-chave ativarão os anúncios certos? Alguns sinais podem ser utilizados para indicar o grau de correspondência das palavras na busca. Vamos conhecê-las abaixo:

Palavras-chave em correspondência ampla

Esta correspondência dispara plurais, sinônimos, erros de ortografia, acentuação, abreviações, acrônimos e até variações de um mesmo radical. Sem nenhum indicativo de correspondência, ela apresentará os anúncios para, além da palavra-chave escolhida, termos relacionados ou pesquisas recentes dos usuários.

Exemplo: Se anunciar para a palavra-chave sorvete de morango, poderá aparecer para pesquisas que citem picolé de morango, picolé de frutas, receita de sorvete de morango e outros.

Palavras-chave em correspondência ampla modificada (+)

Esta correspondência trabalha da mesma forma como a correspondência ampla, porém ignora os sinônimos e pesquisas recentes do usuário. Se você anunciar com o sinal de + antes da palavra-chave, esses termos serão desconsiderados.

Exemplo: Se anunciar para a palavra-chave +sorvete de morango, as pesquisas com picolé ou outros sinônimos de sorvete não ativarão seu anúncio. Vale lembrar que ele continuará aparecendo para erros gramaticais e singular e plural, por exemplo.

Palavras-chave em correspondência de frase (aspas)

A correspondência de frase começa a limitar a abrangência da busca. Ela só disparará um anúncio se for pesquisada na mesma forma e sequência dos termos da busca.

Exemplo: Se anunciar para a palavra “sorvete de morango”, entre aspas, os anúncios apenas serão ativados para pesquisas que utilizarem palavras antes ou após esta frase. Pesquisas como sorvete delicioso de morango não ativarão os anúncios, enquanto que receita de sorvete de morango ou sorvete de morango light continuarão a ativá-lo.

Palavras-chave em correspondência exata (colchetes)

Os anúncios apenas serão disparados quando a pesquisa do usuário se relacionar com exatamente (pequenas variações, erros gramaticais, acentuação e plural e singular ainda são possíveis) a mesma palavra adicionada ao Adwords. Para tanto, é necessário adicionar a palavra-chave antre colchetes.

Exemplo: Se anunciar para a palavra [sorvete de morango], pesquisas como sorvete de morango light ou receita de sorvete de morango não ativariam o anúncio. Ele apenas apareceria para pesquisas como sorvete de morango, sorvetes de morango ou sorvete de moranguinho, por exemplo.

Palavras-chave negativas

As palavras-chave negativas são as mais importantes de uma estratégia. Elas indicam para quais palavras o seu anúncio não será ativado. No caso do sorvete de morango, por exemplo, você não deseja que seus anúncios apareçam para quem busca por sorvete de chocolate. Assim, você deve usar a palavra chocolate como negativa, desta forma –chocolate.

Dica: Esta é uma importante definição quando falamos de e-commerce. Neste caso, é válido colocar palavras como -usado ou
-grátis para evitar pesquisas e cliques desnecessários.

Agora você já compreende o potencial de busca do Google e deseja aproveitar as oportunidades. Antes de criar uma campanha, apenas lembre-se de organizar seus objetivos e conhecer as funcionalidades principais do Adwords para evitar investimento mal planejado e, consequentemente, resultados insatisfatórios. Otimização é a palavra principal e, não esqueça: adaptações serão necessárias.

Entenda como o Google funciona, realize pesquisa de palavras-chave e conheça o seu público-alvo. Com a nossa ajuda, inclusive, prepare-se para anunciar e ser encontrado. Entre em contato conosco para conhecer como podemos lhe ajudar.

Voltar