Instagram esconde Likes: 4 dicas para atualizar sua estratégia!

Na última quarta-feira, dia 17 de Julho, o Instagram começou seu teste no Brasil para esconder o número de likes das postagens de seus usuários –– a grande diferença é que somente o próprio usuário poderá ver o número total de curtidas, os demais não.

A medida, segundo a empresa, é de combater a competitividade gerada pelas métricas do aplicativo, o que vem gerando discussões sobre o vício em redes sociais e o bullying gerado pelas mesmas.

“Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem. Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias” (Comunicado do Instagram Brasil).

Sendo uma mudança bastante radical, é preciso olhar para sua estratégia de Instagram e repensar a sua estratégia nas redes sociais.

Separamos algumas dicas para você refletir. Confira!

1. Likes continuam sendo relevantes

Apesar de ser uma grande mudança para os usuários, para os algoritmos do Instagram pouca coisa mudou –– as curtidas ainda tem o papel importante de aumentar a relevância dos conteúdos no feed. Portanto, mesmo não sendo visíveis, os likes continuam sendo relevantes.

Instagram no Marketing Digital: Conheça as oportunidades para sua marca!

2. Chega de compra de curtidas

Com a nova atualização, quem acaba sendo o grande perdedor são as ferramentas de automação de curtidas.

Sem esse “apoio” para aumentar o número de likes, é preciso começar a focar no que realmente importa um conteúdo de qualidade e que engaje com os seus seguidores.

7 Instagram Hacks para 2019!

3. Foco em novas formas de engajamento

Com o fim das curtidas, as marcas devem começar a focar seus esforços em novas formas de engajamento que o Instagram oferece.

Por um lado essa não é uma má notícia, pois o Instagram oferece outras formas bastante relevantes de engajamento, como os comentários, a opção “salvar post” e também o Instagram Shopping que vai direto nas conversões.

Redes Sociais e a Presença Online de sua marca.

4. Um novo olhar para os dados

“Curtidas sempre foram uma falsa moeda, mas um número fácil de dar quando perguntado sobre a performance do conteúdo. Acredito que agora as marcas serão forçadas a olhar para o que realmente funciona.”

Essa frase da estrategista em Social Media, Mel Brittner, resume bem a nova realidade. A partir de agora, as empresas que querem continuar relevantes na rede social do momento precisam olhar com mais atenção para o seus dados e buscar entender que tipo de conteúdo, de fato, está se comunicando adequadamente com os usuários.

Baixe grátis a nossa planilha de Planejamento de Redes Sociais.

Voltar