Head tail x Long tail, conheça a diferença e uso nas palavras-chave

 

Você já ouviu falar destes termos Head e Long Tails, palavras de “cauda longa”, mas não sabe o que exatamente significam e interferem nas palavras-chave?

 

Se esta é sua dúvida, fique atento a todo este artigo que irá te detalhar como e porquê usar estas palavras.

 

Sabemos que a produção de conteúdo é relevante nas mídias sociais, e atingir seu público certo, (persona) não é mais novidade, porém para que este conteúdo seja efetivo perante os mecanismos de busca do Google deve-se utilizar as palavras-chave certas em suas estratégias de conteúdo.

 

Por isso na definição do melhor termo, para gerar rankeamento, entram as palavras-chave de termos de busca mais gerais (head tails) e as de cauda longa (long tails).

 

Head Tails x Long Tails

 

Head Tails são palavras mais genéricas, usadas em buscas diretas, são as mais sucintas possíveis, que respondem a uma pergunta. Por exemplo, com o que a Astrus Web trabalha? “Marketing Digital”, já se a busca remete a uma necessidade específica de um assunto usa-se a Long Tail: “Como produzir conteúdos de Marketing Digital”.

 

A Head Tail é muito usada para conteúdos e termos “novos”, que ainda seja de conceito amplo, é importante utilizá-las de maneira estratégica para quando mencionar sua empresa ou produto. E por terem um grande número de buscas, tornam a concorrência bastante acirrada, então o ideal é mesclar suas estratégias com termos de baixa e alta concorrência.

 

Exemplos de Head Tails:

  • Planejamento Estratégico
  • Roupas infantis
  • Sapatos femininos

 

Agora imagine, este usuário que está em busca de Marketing Digital, ele pode estar atrás de um curso para esta área, de uma vaga de emprego, ou até mesmo para saber o que significa esse termo.

Aí é que entram as Long Tails, que podem ser usadas em boa parte dos conteúdos, esse tipo de palavra precisa ter algo a mais do que falar sobre o tema, é preciso sofisticar os termos de busca para atender as necessidades específicas dos usuários.

 

Exemplos de Long Tails:

  • Dicas para montar um planejamento estratégico
  • Tendências da moda em roupas infantis
  • Onde comprar sapatos femininos

 

Em ambos os casos, mas principalmente no uso das Long Tails é preciso entender o que o seu público precisa, as necessidades, e oferecer soluções antes mesmo deles saberem que têm este problema.

 

E por não terem um volume de busca muito grande, as Long Tails garantem uma competição muito menor pelas primeiras páginas, além disso, atendem a objetivos completamente diversos.

 

Na necessidade de rankear termos e palavras em seus conteúdos, vale ressaltar que nem sempre o tema principal do seu artigo será muito pesquisado, pois você terá usuários que necessitam da pauta de atração (usar as head tails), mas que precisam seguir o fluxo da jornada de compra do funil de vendas, é preciso que haja conteúdos produzidos de consideração e decisão.

 

As palavras-chave de cauda longa (Long Tails), podem ser inseridas em qualquer etapa do funil e devem ser usadas com frequência. Separe os diversos temas que podem ser tirados dessa head tail e produza uma quantidade maior de conteúdos, porém mais específicos. Quanto mais específico você for, maior chance de aparecer entre os primeiros resultados de um buscador, e permitir a visita de leads mais qualificados.

 

Como visto, o uso das duas formas de palavras-chave, tanto as Head como as Long Tails possuem momentos certos de estarem inseridas dentro dos conteúdos e materiais estratégicos utilizados.

 

Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando que teremos muito mais em nosso blog!

 

Voltar