Google Shopping: O que é e como anunciar no Google Ads?

Os comparadores de preço se tornaram muito populares no Brasil: sites como Buscapé, Zoom e Bondfaro, ajudam os consumidores a encontrar as melhores oportunidades no vasto comércio online.

Visando melhorar a experiência de seus usuários, em 2011 o Google lançou o Google Shopping, funcionalidade que auxilia os mesmos a encontrar essas oportunidades de uma forma simples e prática.

Atualmente, o serviço é um sucesso, registrando um aumento de faturamento de mais de 50% no último ano.

Que empresa não gostaria desse crescimento, não é mesmo?

Portanto, é hora de se mexer e aproveitar essa evolução do Google Shopping para o seu negócio, pois a tendência é que esse serviço (e seus resultados) continue crescendo.

O que é o Google Shopping?

Você provavelmente já deve ter se deparado com o Google Shopping. Experimente digitar no Google a palavra “Celular”, por exemplo, e veja o que aparece.

Diversos celulares aparecem abaixo da pesquisa, não é mesmo?

Então, esse é o Google Shopping: uma vitrine virtual onde os lojistas podem expor seus produtos diretamente na ferramenta de busca do Google.

Quando fazemos a busca por algum produto, os itens patrocinados pelos lojistas cadastrados no Google Shopping ganham destaque e aparecem acima dos anúncios pagos tradicionais.

O serviço tem uma grande eficácia nas vendas de lojistas online, pois quando o cliente realiza a busca do produto no Google, ele já está nos estágios mais avançados da jornada de compra, resultando em um aumento de conversões e leads qualificados.

 

Como aparecer no Google Shopping?

Para fazer parte do Google Shopping, a primeira coisa a fazer é criar uma conta no Google Merchant Center.

Com a conta criada e seu site verificado pelo Google, o próximo passo é inserir a sua lista de produtos por meio de um arquivo XML, que é um formato de arquivo criado por planilhas como o Excel.

Um detalhe importante: forneça o máximo de informações relevantes para os seus produtos, pois….

O que determina a exibição dos anúncios na pesquisa não são as palavras-chave, mas sim os atributos que você fornece em cada um dos produtos.

Com seus produtos cadastrados e bem detalhados no Google Shopping, o próximo passo é integrar a sua conta do Google Merchant Center com a sua conta de Google Ads. Caso ainda não tenha uma conta de Google Ads, você pode criar a sua clicando neste link.

Com suas contas vinculadas, agora você está pronto para criar sua primeira campanha no Google Ads. Confira a seguir como configurar sua primeira campanha.

Se você não está familiarizado com a ferramenta de Google Ads, clique aqui e entenda mais sobre investimentos em mídias pagas.

Criando sua primeira campanha

Entre na plataforma do Google Ads, no campo ‘Campanhas’, e siga os próximos passos:

  • Clique no ícone ‘+’ e selecione a opção Shopping;
  • Nomeie sua campanha e selecione o país de venda;
  • Defina o lance máximo de custo por clique;
  • Insira o seu orçamento diário.

Com a campanha criada, você pode sempre modificar seus lances e o seu orçamento diário de acordo com as métricas e os indicadores de performances dos seus anúncios.

Dicas para otimizar suas campanhas no Google Shopping

Campanhas no Google Shopping significam investimento, portanto, para evitar que você simplesmente jogue o seu dinheiro fora em campanhas que não trazem retorno para seu negócio, confira algumas boas práticas que podem fazer a diferença.

Vá com calma nos lances de CPC

O lance de custo por clique determina se o seu anúncio aparecerá ou não em uma determinada busca, porém, você deve definir com muita cautela esse valor, pois uma aposta muito alta pode acabar com sua margem de lucro, por outro lado, uma aposta muito baixa, pode impedir que você gere resultados.

Sugestão: comece com valores pequenos para testar o andamento da campanha e gradativamente aumente o valor, caso seja necessário.

Forneça uma descrição detalhada dos seus produtos

Como já mencionamos, o Google Shopping não associa palavras-chave com a exibição dos anúncios.

O que acontece é que o Google faz a associação das informações de seus produtos com as buscas de produtos semelhantes ao seu. Portanto, quanto mais completa for sua descrição, mais chances o seu produto tem de aparecer na pesquisa do usuário.

O Google permite uma descrição de até 5.000 caracteres em cada produto, aproveite o máximo desse espaço para criar um texto relevante que motive o usuário a clicar no anúncio.

Invista em imagens de qualidade

Quando se trata de anúncios, o apelo visual sempre proporciona taxas de conversões mais elevadas do que anúncios simples.

Uma das grandes vantagens do Google Shopping é a oportunidade de destacar seus produtos com imagens, assim sendo, você nem pode considerar anunciar seus produtos sem imagens, pois estará perdendo uma grande oportunidade de conversão.

Invista em imagens de qualidade que valorizem o seu produto e motivem o usuário a realizar o clique.

 

As campanhas de anúncios são um constante aprendizado, portanto, busque sempre analisar seus resultados e entender quais são as melhores práticas de marketing digital.

Hora de começar!

Voltar