Como as empresas podem minimizar os impactos do coronavírus com o marketing digital?

“Unir as pessoas por um mundo melhor”. Esta é a visão da Ambev, que no dia 17 de março anunciou a alteração da sua linha de produção para fabricar meio milhão de unidades de álcool gel para doar aos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Mas o que missão, visão, valores, um propósito ou esse exemplo tem a ver com a pandemia do novo coronavírus? 

Desde que foi reportado pela primeira vez em Wuhan, na China, para depois se espalhar para diversos países em todo o mundo, “COVID-19” virou sinônimo de insegurança, medo e tristeza.

O termo também se tornou líder de pesquisas e do aumento das horas que as pessoas passam em ambiente online. Segundo a comScore, o número de minutos gastos pelos leitores nos sites de notícias aumentou 46% em relação ao mesmo período do ano passado.

É por isso que responder de forma clara e em ambiente digital sobre como seu negócio pode contribuir no enfrentamento da pandemia já é uma das lições mais importantes para as empresas minimizarem os impactos desse momento. 

Aliás, as pesquisas relacionadas ao marketing digital seguem intensificadas. De acordo com relatório do Google Trends, o índice de buscas por empresas que trabalham com marketing digital, por exemplo, aumentou 550%. O tópico também já impulsionou o tráfego web em 350%.

Considerando a importância do marketing digital para este momento de crise (que ninguém sabe ao certo quanto tempo irá durar), reunimos nesse post algumas sugestões importantes sobre posicionamento digital para as empresas.

Praticar a missão da marca

É fato. Estamos passando por uma situação sem precedentes. Historicamente, nenhuma outra crise mundial foi vivenciada com a presença do digital de forma tão marcante.

Enfrentar essa incerteza, com o aporte do ambiente online, já pode ser considerado algo positivo por pelo menos três motivos:

  1.  Há exemplos de centenas de negócios que conseguiram adequar suas estruturas para a realização do trabalho home office;
  2. Embora a maioria de nós esteja em isolamento, a tecnologia nos permite permanecer conectados com familiares, amigos, colegas e também seguir comprando produtos em farmácias, mercados e restaurantes, por exemplo, sem precisar sair de casa.
  3. Fazer cursos, baixar e-books, praticar exercícios físicos orientados por academias. Essas são algumas das alternativas que já encontramos em nossos smartphones e que nos permitem “desligar” por alguns instantes da cobertura sobre o assunto, que ocupa quase a totalidade do tempo dos noticiários e das páginas dos jornais.

O que tudo isso mostra? Que todos precisam de ajuda. Por isso, o primeiro convite para os negócios é este, praticar a humanidade

É momento de trazer o propósito da empresa para o ambiente digital e se questionar: em que posso contribuir? 

Com a clareza dessa resposta em mãos, você já tem à disposição o digital como principal ferramenta para colocar em prática a sua colaboração e impactar o maior número de pessoas com a sua solução.

Doses diárias de humanidade

A economia foi e continua sendo afetada pelo COVID-19. Se for proprietário de empresa, você precisa entender que não existe uma maneira de sobreviver a essa onda sozinho. 

Cortar ou suspender seus investimentos em marketing digital, no momento em que as pessoas mais estão conectadas, também não é o caminho.

Uma análise do CXL.com sobre o comportamento das empresas em tempos de recessão demonstrou que os negócios com menos cortes durante os períodos de inatividade foram os que obtiveram melhores resultados posteriormente.

É por isso que dar suporte a sua equipe e aos clientes talvez seja uma das melhores maneiras de também receber apoio.

Compreenda que para muitas pessoas o trabalho home office é novidade. Cada colaborador terá seus próprios desafios para lidar com o novo cenário. 

O papel da empresa aqui é reforçar o comprometimento que cada um deve ter com os seus projetos e tarefas. E confiar. 

Com a confiança da empresa, fica muito mais fácil para o colaborador entender a importância do seu serviço para este momento e executá-lo não só com qualidade, mas com motivação.

Todas as demonstrações de sensibilidade e humanização são bem-vindas nessa hora. Pergunte aos seus funcionários como estão se sentindo, se têm tudo o que precisam para realizar as tarefas de casa e o que estão achando desta experiência.

O foco na humanização é o mesmo para os seus clientes. Aproveite para conhecê-los mais do que nunca. Pergunte a eles se estão recebendo as respostas que precisam e se o seu produto/serviço continua atendendo às suas necessidades/expectativas de forma satisfatória. 

Fato é que não há melhor momento para ser humano, real e autêntico como marca. Também é preciso manter acesa a confiança de que a situação vai melhorar. A maior prova disso vem da China, onde o surto começou. Segundo a  CNN, o coronavírus foi contido e por lá tudo já está voltando ao normal.

Conteúdos de engajamento

Este é um bom momento para produzir conteúdos de engajamento. Para engajar você não precisa falar sobre coronavírus caso não seja um especialista da área da saúde, não preste um serviço ou comercialize produtos que estejam diretamente relacionados à prevenção contra o COVID-19.

Engajar não é sobre falar o que todo mundo está falando. Engajar significa criar um relacionamento duradouro com o público e isso se faz falando sobre o que você sabe e as soluções que oferece. Conteúdos assim geram credibilidade e autoridade.

O engajamento é sua reputação online e você sabe que ela vai bem quando o público interage com as suas postagens, marca os amigos, salva os conteúdos que você disponibiliza.

O vídeo é um excelente formato para engajar, principalmente quando é a sua imagem que chegará a tela das pessoas. Caso ainda não faça lives, este é um bom momento para começar. Não é hora de ficar oculto online.

Para finalizar, queremos convidar você a experimentar ferramentas úteis para facilitar o seu trabalho online. Utilizamos essas ferramentas todos os dias na AstrusWeb e agora, em home office, ainda mais: 

  1. mLabs – serve para o gerenciamento de redes. Permite criar e agendar posts, gerar relatórios, responder mensagens privadas, entre outras funcionalidades. A funcionalidade de agendamento de posts está liberada gratuitamente para quem quiser utilizar durante a quarentena.
  2.  Asana – permite criar e delegar tarefas, organizar e marcar tarefas em projetos compartilhados, conversar dentro de cada tarefa para que as conversas se mantenham organizadas e adicionar anexos. O Asana também possui recursos de calendário, painéis para projetos e sua própria lista de tarefas.
  3.  Google Hangouts – Ferramenta perfeita para as suas reuniões online. Permite chamadas de voz, videochamadas e envio de mensagens. Conversas com uma pessoa ou em grupo podem ser feitas de forma gratuita. 
  4.  Google Agenda – Com o recurso Google Calandar do GSuite, você pode compartilhar seu Google Agenda com seus colegas e, quando quiser agendar uma reunião com eles, basta pesquisar seus nomes e reservar um horário.
  5. Slack – No Slack, as equipes trabalham em canais, um local que centraliza o envio de mensagens, as ferramentas e os arquivos. Assim, todos economizam tempo e trocam feedbacks instantâneos com a equipe.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de comentar e compartilhar com as pessoas para as quais elas também possam ser úteis!

Voltar