Os pilares do e-commerce: inicie o planejamento para suas vendas online

Iniciar as vendas na internet é um grande desafio. Por estar online, disponível para ser encontrado por um grande número de pessoas em qualquer local geográfico, o e-commerce, muitas vezes, gera a expectativa de vendas fáceis e rápidas. Infelizmente, não há milagre e, neste contexto, é necessário entender a estrutura do e-commerce como uma empresa e considerar dois pontos importantes antes de iniciar a divulgação: o planejamento do e-commerce como negócio e como tecnologia.

Estes três pilares (negócio, tecnologia e comunicação) darão um rumo (ao sucesso!) para sua loja online. Vamos entender mais sobre eles e lhe ajudar a guiar esta sua nova ideia:

1. O e-commerce como negócio

Este é o primeiro passo ao iniciar o planejamento de sua loja online. Estruturar o e-commerce como um negócio dará sustentação para sua marca, foco nos seus objetivos de crescimento e base para a tomada de decisões empresariais. O seu e-commerce deve ser considerado como um negócio, uma empresa com visão de mercado em busca de seu espaço e de resultados escaláveis. Apenas disponibilizar produtos para venda na internet não lhe dará segurança e perspectivas de crescimento.

Vender online vai além do espaço geográfico e alcance de público. Demanda estruturação de produto, logística, marketing, diferenciação no mercado, finanças e muito mais. O seu e-commerce é um negócio. Não desmereça a sua ideia.

2. A tecnologia do e-commerce

Ao pensarmos em tecnologia, vamos entender a plataforma e-commerce como o seu ponto comercial. Como falamos no tópico anterior, apenas disponibilizar seus produtos para venda (possibilidade de realizar a escolha dos produtos e pagamento online) não o qualifica como negócio. Possuir a tecnologia sem o negócio – ou vice-versa – será um grande empecilho para o seu sucesso.

Para iniciar com o foco em possuir uma loja online bem-sucedida, escolha uma plataforma e-commerce que lhe possibilite evoluir em funcionalidades de acordo com a evolução de seu negócio. Uma plataforma e-commerce, como a AGEC E-commerce desenvolvida pela AstrusWeb, auxilia na automatização dos processos nas vendas online, estando preparada para todas as necessidades e demandas de uma empresa que está iniciando suas vendas na internet.

No decorrer da utilização, há diversos módulos adicionais (integração com marketplaces, retorno boleto bancário, remarketing, entre outros) para incrementar o e-commerce, facilitando os processos em cada momento da evolução do negócio. Possuir uma estrutura flexível e preparada para facilitar a gestão dos produtos e vendas é o principal ponto ao pensarmos em tecnologia.

3. A divulgação do e-commerce

Sua empresa já possui um planejamento de negócio e uma estrutura de tecnologia pronta para receber os pedidos. Neste momento, a comunicação e planejamento de divulgação do e-commerce será o foco dos esforços em atrair novos visitantes, prospectar leads, relacionar-se com os contatos interessados e realizar as primeiras vendas.

Na divulgação, é de suma importância entender quem é a persona de seu negócio, mapear as palavras-chave, definir as ações de comunicação (e-mail marketing, produção de contéudo, SEO, links patrocinados, etc.), agendar as datas comemorativas e ofertas, estar presente online nas redes sociais e, enfim, iniciar o diálogo de comunicação de sua marca. A comunicação abraçará o público consumidor e o trará para a sua loja online. Esta será sua vitrine e seu convite para visitar seu ponto comercial online. É hora de planejar.

Leia também em nosso Blog: “Tudo que você precisa saber para iniciar nas vendas online”.

Esses três pilares estão inter-relacionados e são a base para iniciar o planejamento de seu e-commerce. Seu negócio precisa estar estruturado, sua tecnologia precisa estar facilitando as vendas e sua comunicação necessita fazer o funil de vendas funcionar. Ao início deste texto, falamos sobre a dificuldade em iniciar as vendas online quando possuímos a expectativa errada. Não desmereça estes três pilares e verá como um planejamento de negócio, tecnologia e comunicação lhe oferecerão uma nova visão sobre as vendas online. Já é hora de começar!

Voltar