O Instagram no Marketing Digital: conheça as oportunidades para a sua marca

Que o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas do país não é novidade, mas para alguns negócios utilizá-lo como ferramenta de Marketing Digital é sim. Atualmente, os usuários não seguem apenas amigos, buscam também pelas postagens de empresas, marcas, revistas e digital influencers. Ou seja, o Instagram virou uma excelente plataforma para divulgar seus produtos e serviços.

São mais de 400 milhões de usuários ativos. E você já se deu conta quantas dessas pessoas podem ser seus potenciais clientes? É muita gente para deixar passar sem ser visto. Portanto, é hora de aderir o Instagram como um instrumento de marketing e posicionamento de sua marca.

Para lhe ajudar, separamos cinco dicas para aproveitar melhor o aplicativo, mas, antes, espia esse vídeo que o próprio Instagram divulgou, de como grandes marcas utilizam a plataforma:

Instagram for Business from Instagram on Vimeo.

1. Fotos e vídeos

Tenha como base o vídeo acima e use sempre fotos e vídeos originais, oferecendo e mostrando os seus produtos. Use imagens criativas, provocantes, engraçadas e que chamem a atenção do seu público.

Sua empresa não vende um produto específico, mas sim um serviço? Não tem problema. Por que não mostrar imagens do dia-a-dia da empresa e funcionários? É uma excelente forma de aproximar o público, gerando a sensação de empatia.

2. Hashtag

No início pode parecer confuso, mas se você entender o seu propósito e aprender a usá-las, as hashtags são uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a envolver a sua persona e aumentar o reconhecimento da sua marca.

Cada hashtag é transformada em um hyperlink, que redirecionará as pessoas que fizerem pesquisas pelas palavras em questão. É uma ótima maneira de fazer com que o seu público associe, por exemplo, sua empresa com um produto específico, #curtiu?

3. Interação com o público

Promova concurso entre os usuários, instigando-os a postarem fotos pessoais com seus produtos ou alguma hashtag específica. Siga de volta: é bom saber o que seu público faz e posta. Grandes ideias poderão surgir.

Além disso, interaja com seu público. Responda aos comentários e dúvidas, curta as publicações, comente nas postagens que achar adequado. Se algum cliente postar uma foto utilizando seu produto ou passando um feedback positivo, reposte. Transforme seus seguidores em estrelas; faça-os se sentirem importantes.

4. Instagram Stories

Esse recurso permite compartilhar com outras pessoas pequenos vídeos e fotos que ficam disponíveis na rede por apenas 24 horas. Também é uma boa forma de fazer com que seu público sinta-se mais íntimo com sua marca e com seus processos de uma nova maneira.

5. Anúncios

Assim como nas outras redes sociais, o Instagram também apresenta a opção de anúncios pagos (criados a partir do Facebook Ads). Estes anúncios aparecem para usuários que não são seguidores do perfil, para aumentar o alcance das estratégias e podem conter um hyperlink para que as pessoas possam acessar o site para comprar, por exemplo.

Outra atualização interessante que chegou há pouco foi as postagens e anúncios em carrossel, nas quais é permitido organizar diversas imagens e o usuário tem que passar o dedo na tela do celular para visualizar as demais, como em uma galeria de fotos.

 

Agora é fácil: junte todas as dicas acima, trace sua estratégia, produza seus conteúdos e faça do Instagram uma ferramenta indispensável no Marketing Digital da sua empresa. Ah, não deixe de seguir o Instagram da AstrusWeb!

  • Joana Santos

    Excelente artigo! Gostaria de saber a vossa opinião relativamente a este tipo de ferramentas https://maislikes.net/likes-for-insta , representam uma mais valia ou são apenas fogo de vista? Vejo muitos amigos a experimentarem este tipo de serviços na ânsia de conseguirem aumentar a exposição mediática das suas publicações.

Voltar