Links patrocinados: tudo que você precisa saber para iniciar

A possibilidade de mensuração no ambiente online trouxe uma grande oportunidade para as empresas. Siglas como ROI (retorno sobre o investimento), CPA (custo por aquisição), CPC (custo por clique), CPL (custo por lead), TC (taxa de conversão), entre outras, passaram, assim, a fazer parte do cotidiano dos gestores e analistas de marketing, validando os investimentos e comprovando os resultados dos esforços da equipe interna ou da agência contratada.

Os links patrocinados, ou seja, o investimento realizado pelos anunciantes no ambiente da internet, oportunizam ampliar o alcance da mensagem (de forma muito mais segmentada) e atingir os consumidores no decorrer de sua jornada de compra. Anunciando na internet, seus investimentos serão mais assertivos e seu retorno assegurado com a possibilidade de mensurar quais campanhas, palavras-chaves, canais ou anúncios, por exemplo, são responsáveis pelos maiores resultados.

Conheça mais sobre eles aqui em nosso Blog!

O que são links patrocinados?

Os links patrocinados são publicidades pagas e tem por objetivo divulgar a sua mensagem em diversos canais, como Facebook, sites parceiros do Google, Instagram, Linkedin, ferramentas de busca, entre outros.

Neste caso, você cria anúncios de texto, imagem, pequenos banners, anúncios gráficos, em vídeo, carrossel e mais, e paga por clique, visualização ou outras especificidades de cada rede. Como anunciante, você potencializa o seu produto, serviço ou conteúdo e acompanha todos os resultados relacionando o melhor retorno sobre o investimento, ou seja, reconhecendo qual foi o seu retorno sobre cada real investido.

Ferramentas para iniciar o investimento online

Agora que você já está curioso em como potencializar os resultados na internet, separamos 4 ferramentas para você iniciar os investimentos online de acordo com os seus objetivos de negócio. Conheça o Facebook Ads, o Google Adwords, Linkedin Ads e o Twitter Ads. Boa leitura!

Facebook Ads

O Facebook Ads corresponde à criação de anúncios para divulgação no Facebook e no Instagram. O grande potencial desta rede são as possibilidades de segmentação, considerando que o mesmo utiliza-se dos perfis dos usuários cadastrados nestas redes sociais para qualificar a segmentação. Neste sentido, características demográficas, classe social, informações como viagens recentes, status de relacionamento e muito mais estão disponíveis para os anunciantes.

Exemplo de um anúncio patrocinado em formato Carrossel.
Fonte da imagem: http://bit.ly/29EpIJ6

Os anúncios aparecerão na navegação dos usuários nestas redes e o anunciante poderá escolher entre pagamentos de custo por clique (CPC) e custo por mil impressões (CPM), além de outras opções específicas por objetivo.

Dica: Vale lembrar que, considerando o objetivo do Facebook e Instagram, o usuário não está buscando diretamente por determinada solução, ou seja, ele trabalha (melhor) como gerador de demanda.

Google Adwords

Diferente do Facebook Ads, no Google Adwords os usuários estão pesquisando por determinada palavra-chave ao encontrar o anúncio na busca, se considerarmos os anúncios de texto para rede de pesquisa. É isto mesmo: o Google Adwords disponibiliza anúncios na ferramenta de busca, além de em sites parceiros do Google (Google Adsense), Google Apps e YouTube.

Exemplo de posicionamento dos links patrocinados em Google Shopping e formato de texto na pesquisa do Google para a palavra-chave “comprar celular”.

Neste caso, a segmentação na ferramenta de busca é qualificada, principalmente, através de palavras-chave (além de outras características demográficas da pesquisa), enquanto que, nas demais divulgações (em vídeo ou banners em sites parceiros) algumas segmentações específicas de comportamento são disponibilizadas para escolha do anunciante. Custo por clique (CPC), custo por mil (CPM), custo por aquisição (CPA) e custo por visualização (CPV) são as principais opções para pagamento dos anúncios.

Linkedin Ads

No Linkedin Ads, o potencial de segmentação está diretamente relacionado com os objetivos desta rede. Você pode anunciar com seu perfil pessoal ou como conta Business e segmentar por localização, empresa, categoria da empresa, função, entre outros. No Linkedin Ads você, como anunciante, paga por custo por clique (CPC) ou custo por mil (CPM).

Importante: No Linkedin Ads, o orçamento diário mínimo para começar a anunciar é de R$20,00 diário.

Twitter Ads

De forma parecida aos anúncios no Facebook Ads, o Twitter Ads corresponde à criação de anúncios para divulgação no Twitter, utilizando tweets, contas ou assuntos promovidos.

O pagamento é baseado nos objetivos do anunciante, ou seja, custo por clique (CPC), custo por seguidor (CPF), engajamento com tweets, instalações de aplicativo (CPI), custo por lead (CPL) ou custo por visualização de vídeo (CPV). A segmentação, por sua vez, está relacionada às características e interesses dos usuários, ou seja, idioma, gênero, seguidor, dispositivo, comportamento, palavras-chave e localização geográfica.

Inicie o investimento

Agora que você já conhece algumas das ferramentas para iniciar os seus investimentos em links patrocinados, organize seus objetivos e não esqueça de alinhar a persona e a linguagem com a segmentação dos anúncios. A AstrusWeb pode lhe ajudar: conheça mais sobre nossos serviços.

Aproveite o potencial da internet e mensure todos os investimentos e canais. Sua marca pode alcançar mais resultados com as cartas certas alinhadas na mesa, ou seja, com o melhor retorno sobre investimento em cada canal.

Voltar