Instagram para empresas: tudo que você precisa saber para anunciar

As possibilidades de divulgar sua empresa (e anunciar na web) são muitas. Mas além das redes que já utilizamos para comunicação e anúncios – Facebook, Twitter e Linkedin – também é possível anunciar no Instagram. Esta rede social é relevante pois o número de usuários no mundo passou de 50 milhões (sendo 29 milhões apenas no Brasil), possui grande abrangência a jovens entre 16 e 24 anos e é a rede que mais cresceu e inovou nos últimos anos.

Assim, um privilégio que no começo pertencia a poucos, hoje já está disponível para todas as empresas que tem interesse em anunciar na rede. E é exatamente pensando nestas pessoas que nós criamos este texto que irá explicar essa mudança no Instagram, como ela funciona e ainda dará dicas de como garantir bons anúncios para seu feed. Boa leitura!

Como anunciar no Instagram

Anunciar no Facebook, Linkedin e Twitter, por exemplo, já é uma prática conhecida e utilizada por muitas empresas atualmente para aumentar seus fãs, seguidores e o engajamento do público com suas marcas. Porém, a partir de 2015 ganhamos mais um integrante a esta lista: o Instagram.

Tudo começou ainda em 2013 quando o Instagram decidiu fazer alguns testes em países como EUA e Reino Unido com a finalidade de melhorar a experiência de usuários e empresas, relacionado a anunciar em seus feeds.

Desde então alguns testes foram realizados e algumas marcas foram escolhidas para criar anúncios na rede social, sendo as primeiras a utilizarem o serviço. A lista contava com Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen.

E desde setembro de 2015 a funcionalidade foi liberada para que as empresas pudessem usar esta ferramenta de interação com o usuário seja por foto ou vídeo. Porém, é necessário que se entenda a essência deste mecanismo e como ele funciona antes de se aventurar com anúncios em sua página.

Formato do anúncio

O formato dos anúncios no Instagram varia entre foto, vídeo e carrossel. E assim como outras publicações, é possível que o usuário interaja com o anúncio dando likes, comentando, seguindo o perfil do anunciante ou mesmo dando um feedback sobre o anúncio.

Já os tamanhos e textos permitidos variam conforme o formato:  

  • Imagens: podem ser quadradas ou retangulares; o texto será avaliado como baixo, médio ou alta quantidade de texto na imagem, acarretando na diminuição do alcance do anúncio; já o tamanho fica entre 600×600 e no máximo 1936×1015.
  • Vídeos: a duração deve ficar entre 2,5″ a 30″ de duração; o formato deve ser mp4; ter no máximo 30MB; o tamanho deve ficar entre 600×600 e no máximo 1936×1015.
  • Carrossel: é possível escolher entre 3 a 5 imagens ou vídeos; ter entre 120 e 150 caracteres nas descrições; possuir tamanhos entre 640×640 ou 1936×1936.

Layout

Uma das coisas que o Instagram deixou bem claro desde o início dos testes foi que os anunciantes deveriam prezar antes de tudo pela melhor experiência do usuário.

Isto significa que seus anúncios devem envolver o usuário, fazer com que ele tenha informações atraentes em seu feed. Isto é, faça com que seu criativo agrade, seja bonito e, principalmente, gere emoção. Afinal, esta é uma rede totalmente visual, o que significa que você deve vender seu produto/serviço de forma que atraia as pessoas.

Uma dica valiosa na hora de construir uma publicação é contar uma história, pois isso envolve o espectador. E lembre-se, as pessoas amam esse lugar por isso querem ver coisas que as impactem de forma relevante, que faça a diferença. Bons exemplos destas práticas são a Coca-cola e a Nike.

Como começar

Primeiramente você precisa ter uma conta no Instagram e no Facebook, isso porque os anúncios são criados através do Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads.

Com as contas vinculadas é hora de iniciar os testes, pois isso vai ajudar na hora de mensurar os resultados obtidos e ajudará nas próximas campanhas.

Lembre-se de ter atrelado um planejamento de marketing antes de iniciar. Os valores podem ser diários ou vitalícios, com mínimo de investimento de R$1,00 por dia. Sendo ainda possível definir como você quer ser cobrado: impressão (CPM) ou interações (CPC).

No total são 13 opções de objetivos de campanha para escolher onde a sua se encaixa: impulsionar suas publicações, promover sua página, enviar pessoas para o seu site, aumentar conversões no seu site, entre outros.

Além de poder escolher a programação do anúncio: veicular anúncios de acordo com uma programação ou veicular anúncios o tempo todo. Mais o tipo de veiculação: acelerada (mostrar seus anúncios o mais rápido possível) ou padrão (exibir seu anúncio durante o dia todo).

Novidades para empresas no Instagram

Mais do que anúncios, o Instagram continuou suas atualizações. Além do stories, agora empresas podem ter uma conta personalizada para empresas. Trata-se do Intagram Business, que no Brasil foi liberada no dia 15 de agosto deste ano.

Com esse novo modo de perfil será possível fazer contato com a marca por telefone ou e-mail, por exemplo. Basta um clique no botão para falar instantaneamente com a empresa. Ainda, com a ferramenta insights você conseguirá analisar suas postagens através de métricas.

E uma outra novidade, liberada no dia 31 de agosto, que promete movimentar as redes nos próximos meses é a opção de dar zoom em postagens, como já existe no Facebook. Por enquanto ela só está disponível para iOS, mas será liberada de forma gradual nos próximos dias.  

Por fim, todas estas atualizações e melhorias tratam-se de estratégias que só tem a acrescentar valor para sua marca se forem utilizadas da forma correta. Então preste atenção nas dicas, no que o seu público gosta e seja real e impactante. Temos certeza de que seu anúncios serão um sucesso.

Voltar