HTTP/2: performance, navegabilidade e experiência na Web

Há algum tempo vários blogs estão comentando sobre uma nova atualização na Web. Que atualização é esta? A mudança do HTTP/1.1 para o HTTP/2, a agilidade da web oferecendo uma melhor navegabilidade e experiência aos usuários.

O HTTP é um protocolo de internet base para a internet funcionar. Foi desenvolvido originalmente para distribuir texto com hiperlinks que levam você a outros textos com hiperlinks, ou seja, de páginas à páginas na web.

Você utiliza o http:// (http://astrusweb.com/pt/noticias/, por exemplo) todos os dias para acessar essas páginas, porém ele não é tão eficiente como no início, porque ultimamente há uma exigência muito mais complexa (mais imagens, vídeos, fontes personalizadas e elementos nas páginas, por exemplo) do que foi projetado para este protocolo inicialmente.

O que muda então: enquanto hoje o navegador faz uma requisição para ter uma resposta, com o HTTP/2 ele poderá fazer uma requisição e conseguirá ter várias respostas. O principal problema que o HTTP/2 tentará resolver, então, é o das múltiplas conexões. Obter várias conexões a todo momento significa que seu navegador precisa fazer inúmeros chamados de dados e negociações a todo instante.

Em resumo, o HTTP/2 é um protocolo binário, feito para ser entendido por máquinas, não mais por pessoas. Por isso, é mais eficiente e traz alguns benefícios que consertam os problemas atuais da web e agilizam o carregamento das páginas.

O impacto do HTTP/2 para as empresas

Além de melhorar a experiência para o usuário, o HTTP/2 também deverá trazer benefícios para você. Com todas as novas técnicas de otimização, as empresas conseguirão melhorar a utilização da estrutura em geral. Isso vai trazer melhor ROI (retorno sobre investimento) sobre o equipamento atual e melhorias no desenvolvimento e carregamento de seu site.

A mudança acorrerá aos poucos, e provavelmente teremos sites HTTP/1.1 e HTTP/2 lado a lado durante um bom tempo. Como os principais navegadores e servidores já estão preparados ou se preparando para o HTTP/2, ele não deve demorar para dominar a internet e entrar com intensidade nas navegações. Nossos desenvolvimentos ágeis e tecnológicos na Web, sem dúvida, agradecem!

Voltar