HTML e CSS no e-mail marketing: entenda a diferença

Para quem trabalha com Marketing digital é muito comum ouvir as siglas HTML e CSS. Você sabe, enfim, o que elas realmente significam e o quanto elas podem facilitar algumas de nossas tarefas diárias, como o envio de newsletters (e-mails marketing)? Isso é o que iremos discutir nesta matéria, e acredite: você gostará de saber o quanto elas podem melhorar e facilitar as suas atividades.

O que é e o que faz o HTML e o CSS?

Por definição, a sigla HTML é um termo que vem do inglês e significa HyperText Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de HiperTexto. Esta é uma linguagem utilizada para estruturar os conteúdos de sua página como textos, imagens e vídeos, fazendo com que eles sejam posicionados corretamente, no seu devido lugar.

Já o CSS, que em tradução literal significa Cascading Style Sheets, ou Folhas de Estilo em Cascata, é a linguagem responsável por formatar e dar estilo para seus conteúdos. Isto é, o CSS é o encarregado pela aparência de uma página. É através dele que os elementos como textos ganham cores, posicionamento (direita, esquerda, centralizado), fonte, etc. Logo, um complementa o outro na produção de seus conteúdos.

Dica para HTML de newsletters

Agora que ficou claro o que são cada um desses termos e para quê eles funcionam, chegou a hora de pensarmos de forma prática em quais momentos eles podem ser inseridos. Esta resposta está no início de nosso texto: na criação de newsletters, por exemplo.

Isso mesmo: HTML para envio de newsletters pelo fato de não ser incomum que ESPs (Provedores de Serviços de Email) bloqueiem seus e-mails por padrão. O motivo dessa rejeição está diretamente ligado a privacidade do usuário e a forma como seu e-mail foi construído, que nesses casos é geralmente composto por imagens e quase nada de texto (HTML).

Dica: Usar mais texto na composição do conteúdo diminui os bloqueios e facilita na entregabilidade das mensagens.

E esse bloqueio das imagens implica diretamente na efetividade de seu conteúdo, envios, aberturas, bounces e caixa de spam, pois é a partir das aberturas e cliques nas imagens e botões que torna-se possível mensurar a efetividade de uma campanha, por exemplo.

Basicamente, a dica é aliar o uso do HTML na produção de suas newsletters –  junto ao uso de imagens -, mas de forma a dividir a composição da mesma. Este cuidado evita muitos desses bloqueios. Além de você conseguir de fato entregar a mensagem para seu lead – e possível cliente – sem nenhum problema com o recebimento da mensagem ou conteúdos incompletos/cortados, a estrutura do HTML facilita na construção visual da mensagem junto ao CSS.

Mais informações sobre e-mail marketing? Acesse nossa matéria sobre “E-mail marketing para e-commerce: 3 dicas para começar” e continue acompanhando nossos conteúdos. Pequenas dicas como esta ajudam a melhorar a sua estratégia!

Voltar