Facebook Ads na prática: como criar anúncios

Entre rodas de amigos, na fila do banco, na passagem da timeline ao esperar o ônibus ou o avião: o Facebook está tão presente na rotina dos usuários que já não percebemos a participação ativa que ele possui em nossa vida. Atualmente, mais de 1,788 bilhão de pessoas acessam a plataforma, pelo menos, uma vez ao mês. Surpreendente ou não, esse dado oferece um ótimo argumento se você não sabe se sua marca deve estar presente nesta rede social.

A plataforma de anúncios patrocinados do Facebook chama-se Facebook Ads e já comentamos sobre ela aqui em nosso Blog no post: “Facebook Ads: publicidade, conteúdo e segmentação“. Nesta matéria, agora, vamos focar na criação dos seus primeiros anúncios e as possibilidades que a plataforma apresenta para divulgação de sua marca. Siga o passo-a-passo e comece hoje mesmo seus anúncios patrocinados:

1. Crie e configure sua conta de anúncios

Você deseja iniciar a sua primeira campanha de anúncios. Para isto, precisa configurar a sua conta de anúncios, a qual será a ferramenta que lhe possibilitará criar seus anúncios e gerenciar seus investimentos. Primeiro, acesse a sua fanpage e, no menu localizado no lado esquerdo, clique no botão azul em destaque: “Promover”. Após, clique na última opção disponível, ou seja, “gerenciar todas as campanhas” e, na próxima página, acesse a frase no rodapé “Ir para o Gerenciador de Anúncios”.

Você será redirecionado para a criação de sua campanha e configuração de seu perfil de faturamento. No menu superior do gerenciador, há a opção “Faturamento e formas de pagamento”. Selecione-a e inicie a configuração da conta em “adicionar forma de pagamento”. Esta poderá ser de três formas: via cartão de crédito, PayPal ou boleto bancário.

Após definir e completar a forma de pagamento, vamos iniciar a criação de sua primeira campanha.

2. Defina o objetivos de seus anúncios e comece a criar sua primeira campanha

No gerenciador de anúncios, clique no botão “Criar anúncio” localizado no canto superior direito da página. Nesta etapa, chegou a hora de definir o objetivo de seu anúncio, ou seja:

  • Reconhecimento de marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Engajamento;
  • Instalações de aplicativo;
  • Visualização de vídeos;
  • Geração de cadastros;
  • Conversões;
  • Vendas do catálogo de produtos;
  • Visitas ao estabelecimento.

Selecione o seu objetivo e defina o nome de sua campanha. Após, clique em “continuar”.

3. Defina a segmentação de público, posicionamento e orçamento

A definição de público é um dos principais segredos para o sucesso de uma campanha no Facebook Ads. Você pode defini-lo a partir da localização, idade, gênero, idioma, comportamento, interesses, cargo, renda, status de relacionamento, instituição de ensino, entre outros. As possibilidades são tantas que criamos um infográfico especial para lhe apresentar as oportunidades de segmentação. Clique aqui e conheça o nosso infográfico de segmentação dos anúncios do Facebook Ads.

Além da segmentação, lembre-se de definir o posicionamento: o seu anúncio deverá aparecer no Facebook (no feed dos usuários, em vídeos in-stream e coluna direita) e no Instagram (no feed dos usuários e na história)? Ou apenas em um local ou rede? Essa questão é definida no aba “posicionamento”.

Não esqueça de definir o orçamento diário ou vitalício e se seu anúncio possui uma data para iniciar e finalizar. Você até pode definir se irá pagar por CPC (custo por clique) ou por impressões. Prático, não é?!

4. Organize a criação do design e redação de seu anúncio

Na última etapa, selecione a fanpage a qual será a responsável pela divulgação do anúncio. Ela será visível para os usuários que forem impactados por ele. Neste caso, se o anúncio for veiculado no Instagram (posicionamento) será necessário, também, vincular o seu perfil do Instagram à sua fanpage antes de iniciar.

Ao criar o design, há diversas possibilidades: anúncios em carrossel (com diversas imagens e links), com imagem única, vídeo único ou anúncio de apresentação multimídia. O Canvas (imagem abaixo) também é uma ótima oportunidade para apostar na criatividade.

12765831_693974300742934_571885871_n

Selecione suas imagens, defina os links e os textos. Lembre-se de seu objetivo e crie textos e imagens que atraiam a atenção do público segmentado. A página de destino, também, deve estar alinhada ao seu call to action (CTA), ou seja, o botão de saiba mais, solicitar agora, reservar agora, fale conosco, baixar, entre outros.

5. Mensure e acompanhe os resultados

Se o seu anúncio falhar ao não alcançar os resultados esperados, não culpe a plataforma. Analise, monitore, mensure e aprimore sua segmentação, seus textos, suas imagens, sua página de destino. Acompanhe o custo de seus anúncios (por CPC ou impressão), número de pessoas alcançadas, frequência do anúncio (número médio de vezes que já apareceu na timeline de cada usuário), entre outros.

Seus anúncios necessitam de acompanhamento e melhorias para alcançar seus objetivos de marca, empresa e negócio, sejam eles leads, visualizações ou vendas.

 

Agora que você já aprendeu o básico para criar seus anúncios no Facebook Ads, defina seus objetivos e aproveite as oportunidades que esta plataforma pode oferecer para sua marca. Muito além das publicações patrocinadas, você possui, no gerenciador de anúncios, grandes possibilidades para impactar e segmentar o público.

Não esqueça de instalar o pixel de acompanhamento de conversões em seu site, blog ou e-commerce e crie, recrie, mensure, adapte. Este é mais um canal para potencializar o posicionamento e resultados para sua marca!

Voltar