Black Friday 2017: como organizar o seu planejamento de marketing digital para a data

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

 

A Black Friday já se tornou uma das datas mais esperadas pelos consumidores e para os comércios eletrônicos. Uma moda vinda dos EUA e que já se tornou febre entre os brasileiros.

As promoções normalmente são trabalhadas na última semana ou última sexta-feira do mês de Novembro e se tornou conhecida pelas grandes ofertas e descontos oferecidos pelos e-commerces, marketplaces e pelas lojas virtuais.

É uma data tão aguardada por gerar um significativo aumento no número de vendas, se tornando uma ótima oportunidade de lucro, além de  fazer a queima de estoque antigo para a entrada de uma nova coleção.

Esta pode ser a oportunidade para cativar os consumidores a conhecerem novos produtos, marcas e novas lojas.

E para alavancar suas vendas neste período é preciso estar preparado estrategicamente com as ações certas para garantir um excelente resultado.

Otimize seu site

Antes de pensar nas vendas, faça um planejamento com todos os pontos que deverão estar funcionando adequadamente até a data. Como por exemplo, os preços promocionais, produtos com as descrições completas e imagens, estoque, divulgação, distribuição e outros quesitos que deve-se considerar importante dentro da sua plataforma, para que não haja contratempos na hora do usuário efetuar as compras. Prepare-se e engaje sua equipe para que seu site tenha estabilidade e desempenho.

Atenção para o estoque

Com preços atrativos e uma boa variedade de produtos, com certeza haverá vários interessados em comprar seu produto. Porém, atenção ao seu número de itens disponíveis. Entre em contato em meses antes com seu fornecedor para garantir mercadoria suficiente caso haja demanda maior.
E para evitar transtornos futuros, caso se resolva trabalhar com estoque menor, é importante divulgar que a oferta só será válida enquanto durarem os estoques e avise no site assim que um item acabar.

Faça descontos e promoções atrativas

Para participar da Black Friday é necessário que suas promoções sejam transparentes e realistas, até porque os órgãos de defesa estão atentos nestes dias. É muito melhor ser mais conservador em alguns descontos do que elevar o preço de um produto para criar a falsa sensação de menor preço.
É provável que sua margem de lucro seja reduzida neste período, mas a ideia aqui é que justamente se compense este fator no volume de vendas e na percepção de marca.
A dica é oferecer produtos desejados, não adianta oferecer produtos que ninguém quer comprar. Isso ajudará a levar tráfego para o seu site e certamente gerará vendas dos demais produtos da sua loja.

Estratégias de Comunicação

Chegou o momento de elaborar suas estratégias de marketing!
  • Landing pages e Pop ups: utilize as landing pages um mês antes para clientes que tenham interesse em receber as promoções da Black, assim você saberá para quem direcionar os e.mails e segmentá-los.
  • Newsletters: aproveite a possibilidade de enviar newsletter e ou e.mail marketing para sua base de contatos comunicando que sua empresa estará participando da Black Friday de forma bem atrativa.
  • Cupons e descontos progressivos: E que tal oferecer algo diferenciado para os que já são clientes como cupom de desconto via um e.mail marketing?
  • Até porque é mais fácil de se vender novamente para quem já conhece sua empresa.
  • No dia ou semana da Black Friday abuse dos Call to Actions (chamada para ação) para que você atraia ainda mais consumidores a comprar. Capriche no layout, informando em todas as páginas as promoções.
  • Condições de pagamento e entrega: amplie seu prazo e formas de pagamento, principalmente se trabalhar com produtos mais caros, bem como o tempo de entrega no frete, para que o usuário receba o produto em tempo hábil e não saia insatisfeito.

Marketplaces

Os marketplaces são os sites que possuem “nome” e uma visibilidade enorme no ramo do comércio eletrônico. Através de um contrato se encarregam de comercializar e entregar o item comprado ao consumidor final.
Este pode ser um diferencial para o seu negócio: se tornar um fornecedor, fazer parte destas potências no mercado, e aparecer em diversas campanhas de marketing. Mas lembre-se, que também irá concorrer com várias outras do mesmo segmento, por isso é importante ter preços e condições competitivas.

Selo Black Friday

Para mostrar mais segurança aos usuários na hora da compra, e que a sua loja virtual está engajada na realização de uma Black Friday de verdade. Solicite o selo de loja participante da Black Friday Legal, oferecido pela Câmara e-net. Neste link você pode obter mais informações:  http://www.blackfridaylegal.com.br/anunciar.html

Defina uma verba de Marketing

Acreditar que sua empresa conseguirá ser vista neste período sem fazer investimentos, não adiantará de nada, sendo que todas as lojas estarão com poder de fogo total. Investir nos anúncios do Face Ads e Google Adwords é necessário para que os usuários te encontrem.
E para continuar o contato pós Black Friday, se utilize dos interessados que se cadastraram em suas landing pages durante a data para aumentar ainda mais sua base de contatos e manter sua marca em evidência.
Voltar