As redes sociais e a presença online de sua marca: onde sua empresa deve estar?

Nós trabalhamos com redes sociais* e você não vive sem; o seu negócio, portanto, não pode ficar fora delas. As redes são fundamentais para o seu sucesso na web!

As redes sociais, em síntese, estão em constante evolução e já garantiram muitos adeptos. Crianças, jovens, adultos e a melhor idade já se habituaram a elas e a maioria das pessoas possui uma conta em alguma rede social. Seja ela no Facebook onde a maioria dos usuários tem de 18 a 24 anos; no Twitter, Instagram ou Linkedin onde os usuários tem em média de 25 a 34 anos ou no Pinterest com público, em média, de 25 a 44 anos.

Para saber qual a melhor rede social para o seu segmento de negócio, então, você deve pesquisar e ficar atento a elas. Chegou a hora de você entender um pouco mais sobre a importância das redes para a presença online de sua marca. Boa leitura!

Facebook

O todo poderoso das redes sociais. Líder desde 2008 e no Brasil desde 2011, vivemos no segundo país que mais utiliza o Facebook, ficando atrás apenas dos EUA. Ele é o rei e alcança muitas pessoas mostrando diferentes formas de incentivar o relacionamento pessoal. O Facebook terá estabilidade por um bom tempo depois de ter comprado seus possíveis concorrentes, Instagram e Whatsapp.

Uma rede social ideal para você colocar em prática suas estratégias de marketing, pois nela é possível encontrar ferramentas de gestão, e-commerce, publicidade, analisar resultados e segmentar diversas áreas. Sendo assim, pense no quanto essa rede é importante e pode trazer altos resultados para o seu negócio, vez que 1.28 bilhões de usuários já aderiram a ela.

Dicas para administrar a página: tenha cuidado ao curtir, compartilhar e, principalmente, responder no Facebook. Lembre-se: Como empresa, não utilize um perfil e crie uma fanpage como espaço para a sua marca. Atualize semanalmente e alinhe a linguagem com a persona delineada no planejamento.

Confira mais dicas em nossos posts: “Facebook Pages: o que significam as métricas?” e “5 dicas para escrever um conteúdo relevante para o Facebook“.

Twitter

Como uma rede social de contato rápido e fácil com o seu público, no Twitter é possível responder, compartilhar e tweetar. É um local que os usuários utilizam para obter informações e novidades recém lançadas.

Em nova recente atualização, o Twitter divulgou que estenderá seu clássico de 140 caracteres, permitindo que o usuário inclua links, anexos e outros elementos sem se preocupar com a sua extensão. Assim, todas estas menções não entrarão no limite de caracteres. A nova atualização deve chegar para todos os usuários em alguns meses. Atualmente, o Twitter no Brasil possui 255 milhões de usuários.

Dicas para administrar o perfil: Ele é rápido e possibilita a postagem de várias informações no mesmo dia. Um dos principais objetivos para usar o Twitter como rede para marketing de conteúdo é a personalização, ou seja, ter um contato muito direto com cada seguidor.

Linkedin

Muito diferente das outras redes sociais, o Linkedin tem seu foco para o institucional/ empresarial e sua visibilidade está em total crescimento. É ideal para empresas ou profissionais mostrarem seu histórico, habilidades, objetivos e valores.

No Linkedin, você consegue publicar conteúdos de outras redes sociais, o que melhora as suas estratégias de marketing de conteúdo. O objetivo dessa integração é mostrar credibilidade e entretenimento para os seguidores e, por ser uma rede social mais séria, você não disputa espaço com conteúdos de entretenimento mais dispersos.

Dicas para administrar a página: Crie uma company page e preencha as informações de sua marca. Construa um espaço de forma a divulgar os seus conteúdos criativamente; ela será um feed de informações e credibilidade para sua empresa.

Instagram

Cada vez mais essa rede social mostra o seu valor para os usuários. Hoje com publicidade interligada com o Facebook Ads, o Instagram está conquistando seu espaço por ser uma ferramenta de fácil interação com o público.

Por meio de compartilhamentos de fotos e vídeos, é possível mostrar o que acontece por trás da sua empresa. A ideia desta rede social é divulgar momentos únicos para interagir com o público e deixá-lo o mais próximo possível.

Dicas para administrar a página: Poste fotos do cotidiano da sua empresa, use hashtags para caracterizar seu tipo de conteúdo e seja original e criativo.

Vídeos no Youtube

Por mais que o Youtube seja uma plataforma de vídeos, cada usuário precisa ter um perfil, chamado de canal, que permite interação. Filmes, vídeos, propagandas, músicas, ideias, palestras…no Youtube você encontra uma infinita variedade de conteúdo e, como plataforma, poderá ter bons resultados na sua comunicação.

Grande tendência para 2016 são as postagens de vídeos, compartilhamento, anúncios, publicidade, enfim, neste ano tudo o que envolve interação com o usuário por meio de vídeos é relevante.

Dicas para administrar o canal: Seja criativo, poste vídeos com uma certa frequência e solucione dúvidas dos seus seguidores. O seu canal é um grande aliado no marketing de conteúdo de sua empresa.

Pinterest

Faça o teste: experimente procurar por tatuagens no Google e veja as imagens; depois, procure por tatuagens no Pinterest e você notará o motivo desta rede social ser importante.

 

imagens-pinterest

 

Muito indicada para quem trabalha com design, moda, decoração, vestuário e tudo o que liga arte, os usuários desta rede social estão a todo momento compartilhando imagens, infográficos, ideias e tutoriais de acordo com cada tipo de interesse. Falamos do exemplo das tatuagens, mas no Pinterest você tem uma infinidade de possíveis buscas como viagens, comida, criatividade, decoração e outros.

Dicas para administrar a página: Se os seus produtos tem um design diferente ou são bonitos esteticamente, vale a pena criar um perfil no Pinterest. Utilize imagens relacionadas ao seu segmento, inovações e ideias. Mostre outras formas do usuário interagir com você. Saia do evidente e não fale apenas sobre sua marca.

Google Plus

Por ser do Google e poder interagir com todas as outras ferramentas, você consegue integrar a página através do Google Meu Negócio com o seus e-mails, sua agenda, Google AdWords, participar de hangouts e adicionar seu negócio no Google Places, além de ser ótimo para ajudar no rankeamento do Google.

Apesar de não ser muito utilizado por brasileiros, o Google+ tem crescimento de 6% ao ano e tem fortes chances de crescer. Por ser parecido com o Facebook você pode reaproveitar conteúdos nas duas redes.

Dicas para administrar a página: Compartilhe seus conteúdos do blog, faça integração com o Twitter e aposte em círculos (similar a amigos ou seguidores em outras redes).

 

Você não precisa (e dependendo do segmento, não deve) estar em todas estas redes sociais. É melhor apostar em qualidade a quantidade e realizar um bom trabalho, publicando conteúdos relevantes e com frequência. Avalie quais são os seus objetivos e onde o seu público está conectado: mãos à obra e vamos produzir!

 

*Em relação aos termos utilizados para designar uma rede social, entendemos “rede social” como um grupo de indivíduos compartilhando um interesse comum. Estas não se formam apenas na internet, são (muito) anteriores ao advento dos computadores e objetivam o relacionamento, mais do que o compartilhamento de conteúdo. Neste post, chamamos de “redes sociais” as plataformas que abraçam os relacionamentos entre empresas e pessoas (e entre pessoas), as quais possuem ferramentas que possibilitam o relacionamento.

Voltar