Como melhorar o layout do site? As melhores práticas de WebDesign

Não basta apenas criar um site qualquer e esperar que ele tenha um bom desempenho na internet. Hoje em dia a concorrência cresce cada vez mais, assim como os estudos sobre as melhores maneiras de aperfeiçoar o layout do seu site.

Se você chegou até aqui é porque já percebeu a importância que o design de um site tem para sua empresa, afinal, o Web Design tem como principal objetivo melhorar a comunicação entre o seu negócio e os visitantes da sua página.

Portanto, vamos apresentar algumas das principais tendências do design e as melhores práticas que você pode começar a implementar para um melhor desempenho do seu site e, consequentemente, dos seus resultados, seja nas vendas, no aumento de leads ou no engajamento com a sua marca.

Preparado? Então vamos lá!

Menos é mais
menos é mais

A primeira lição aqui é sobre a importância de buscar um design minimalista, sem aborrecer o usuário com centenas de informações que ele dificilmente vai absorver em uma pequena tela de computador ou celular.

Por mais informações que a sua empresa possua, é importante despender um bom tempo na organização e distribuição destas informações no site. Até porque quanto mais conteúdo você disponibilizar, mais difícil será para que o usuário, de fato, tome alguma iniciativa: segundo a lei de Hick, quanto maior e mais complexas as alternativas disponíveis ao usuário, maior será o tempo que ele leva para tomar uma decisão.

“O tempo que uma pessoa leva para tomar uma decisão é proporcional à quantidade e complexidade de alternativas que existem”

Tendo em vista que um usuário busca agilidade e eficiência na internet, você precisa levar em conta que se ele não achar facilmente o que procura, ele simplesmente deixará você e o seu site de mãos abanando. Portanto, é importante seguir a Lei de Hick e aprimorar o seu site para um design “mais limpo”, focado em atender as expectativas do usuário com as principais informações que ele procura.

Imagens sempre com qualidade

Por mais que pareça uma tarefa simples, é importante dar uma boa atenção nas imagens que você escolhe para o seu site, pois elas podem afetar diretamente o seu tráfego e aumentar suas taxa de rejeição. Por exemplo, um usuário que se depara com uma imagem pixelizada (distorcida) associa diretamente à qualidade da imagem a todo o seu site, o que pode acarretar uma enorme perda de clientes sem que o usuário nem ao menos conheça a sua proposta.

Devido a isso, é importante sempre dar atenção à qualidade das imagens que você pretende utilizar, seja na sua home ou nas páginas auxiliares.

Busque por imagens de qualidade em que a sua persona possa se identificar — foque em encontrar fotos com pessoas que se assemelham com o público que você pretende atingir: isso criará uma empatia direta com os visitantes e pode fazer toda a diferença na hora das conversões.

Para começar a sua busca de imagens bacanas, você pode pesquisar em sites como o Unsplash, o PixaBay e o PixelMob.

Cores para trazer emoção

Na hora de escolher as cores para o seu site, é importante considerar a importância que elas possuem no comportamento psicológico dos usuários — segundo a teoria das emoções de Robert Plutchik, as cores podem expressar ou enfatizar sentimentos de nossa mente, podendo assim incentivar ou retrair um comportamento do usuário na sua página.
emoção-e-cores

Não podemos esquecer também das cores próprias da sua empresa, as quais precisam dar o tom principal em todas as páginas do seu site para que o usuário sempre tenha a imagem do seu negócio viva na cabeça dele.

Para combinar esses elementos e trazer um equilíbrio de cores ao seu site, a melhor opção seria contar com o auxílio de um profissional de Design especializado no desenvolvimento de sites, porém, você pode ter uma noção das melhores opções de cores com ferramentas como o disco de cores da Adobe, o qual possibilita informar as melhores opções de cores para combinar com as cores da sua marca.

Crie CTA’s que convertem
call to action

No final das contas, todas as ações que você busca realizar no seu site são para alcançar os seus objetivos finais, certo?

Para isso, tudo o que já falamos acima precisa ser combinado com um excelente Call to action (CTA) — botão de chamada para ação —, pois ele é o caminho final que separa todos os visitantes do seu site daqueles que realmente irão realizar uma conversão.

Para criar um excelente CTA, a dica não vai longe do que já havíamos falado: “menos é mais”. Contudo, não basta simplesmente criar um botão dizendo “clique aqui” — sua chamada precisa ser mais persuasiva, mostrando uma vantagem logo de cara para o visitante.

Veja abaixo alguns exemplos de como são cta’s que convertem:

 

Navegação simples
infinite_scroll-min

Todos sites de sucesso na internet seguem o mesmo princípio: criar uma navegação simples e fácil de usar para o usuário, o que podemos atribuir ao design intuitivo.

Esse princípio do Web design foca em permitir uma navegação simples e objetiva para todos os visitantes, impedindo que eles encontrem no caminho alguma página que não seja do seu interesse e que possa fazê-los abandonar o site inteiro.

Para testar o seu site e ver como ele se comporta atualmente com a experiência do usuário, você pode realizar um teste de usabilidade, o qual consiste em colocar um usuário do seu público-alvo para testar o seu site atual e encontrar uma determinada página ou realizar uma conversão.

Dependendo da experiência, você pode definir o quão fácil ou difícil foi para o usuário navegar pela sua página e assim encontrar as principais melhorias que você pode realizar para melhorar a navegação.

Aqui vão algumas dicas de boas práticas para você começar:

  • Mantenha a estrutura de navegação simples e intuitiva;
  • Adicione uma barra indicando o caminho que o usuário faz pelo seu site;
  • Adicione Links relevantes à cada página que o usuário entra;
  • Tenha em todas páginas um rodapé no final para que o usuário não precise subir a página.

Velocidade e Dispositivo móveis
google-speed-gif-1516226876-min

Além dos detalhes acima, que com certeza farão uma enorme diferença no design e nos resultados do seu site, não poderíamos deixar de falar das duas grandes tendências que você precisa seguir para um melhor desempenho do seu site: a velocidade de carregamento e o design responsivo para dispositivos móveis.

Mas por que eles são tão importantes?

Dois argumentos: o primeiro é que o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar a internet no Brasil; e segundo, pois um site que carrega em menos de dois segundos pode gerar um grande aumento em suas vendas.

 

Além disso, esses dois parâmetros são alguns dos mais importantes avaliados pelos mecanismos de buscas, como o Google. Portanto, se você está pensando na otimização de SEO e uma melhora na sua estratégia de marketing de conteúdo, eles precisam ser aprimorados imediatamente.

Para saber como anda a velocidade do seu site você pode conferir na página do Google PageSpeed Insights, em que você pode consultar gratuitamente o desempenho do seu site e descobrir quais as melhores práticas para aumentar a velocidade de carregamento.

 

Agora que você já sabe como melhor o design do seu site, já deu para perceber que você tem bastante trabalho pela frente, não é mesmo?

Portanto, é hora de começar! Se ficou com alguma dúvida, não deixe de nos procurar deixando seu comentário aqui embaixo, nas redes sociais ou entrando em contato pelo site. Ficaremos felizes em lhe ajudar a alcançar o sucesso online.

 

Voltar